PNA JÁ SUBSTITUIU NO PAÍS MAIS DE TREZENTAS ARMAS DE GUERRA EM POSSE DAS EMPRESAS PRIVADAS DE SEGURANÇA POR ARMAS DE DEFESA

12/01/2024 || 11:43:35


A Polícia Nacional de Angola (PNA) procedeu ontem, 11 de Janeiro de 2024, na Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), em Luanda, ao acto de entrega formal das armas de guerra, às Forças Armadas Angolanas (FAA), no âmbito da substituição das armas de guerra em posse das empresas privadas de segurança por armas de defesa, numa cerimónia presidida pelo Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos, que avançou que, no ano de 2023, foram substituídas um total de 3.488 armas de guerra.

Segundo o Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos, o longo período de conflito armado que o país viveu, favoreceu a proliferação de armas de fogo de guerra e de diverso calibre, incluindo a sua posse por parte da população civil, o que influenciou o aumento de crimes praticados com recurso a armas de guerra.

O Comissário-Geral da PNA Arnaldo Manuel Carlos fez saber que, o acto dá início formal ao processo de substituição das armas de guerra em posse das empresas privadas de segurança, por armas de defesa, compatível com a natureza das suas missões.

"Pretendemos iniciar o ano focado na resolução de uma das principais condicionantes da segurança pública, o controlo da posse e uso das armas de guerra, visando reduzir o seu impacto na prática de crimes violentos que geralmente influenciam negativamente no sentimento de segurança das populações", reforçou o Comandante-Geral da PNA.

Na ocasião, o Comissário-Geral da PNA Arnaldo Manuel Carlos, informou que, todas as armas de guerra em posse das empresas privadas de segurança pertencem as FAA ou a PNA, devendo ser substituídas por armas específicas e adequadas para o exercício da segurança privada, tal como define a lei.

No final, o número "1" da Corporação, Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos garantiu que o órgão que dirige, vai continuar a dar seguimento ao processo de devolução das armas de guerra, às Forças Armadas Angolanas (FAA).

Quem também testemunhou o acto, foi o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA ), General de Aviação, Altino Carlos José dos Santos, que começou por felicitar a Polícia Nacional, pelo árduo trabalho que tem sido desenvolvido no processo de recolha das armas de guerra em posse da população civil.

O Chefe do Estado-Maior General das FAA, Altino dos Santos reafirmou total disponibilidade das Forças Armadas Angolanas, na contribuição das acções conjuntas com a PNA.

Salientar que, no presente acto formal de devolução, um total de 90 armas de guerra do tipo AKM, foram substituídas.

Estiveram presentes no evento, o 2° Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe, António Pedro Candela, o Inspector-geral da PNA, Comissário-Chefe, Inocêncio de Brito, o Comandante Provincial de Luanda, Comissário-Chefe, Francisco Monteiro Ribas da Silva, bem como altas patentes das FAA, membros do Conselho Superior de Polícia e responsáveis das empresas privadas de segurança.