DETIDOS MAIS DE 280 CIDADÃOS DURANTE A PASSAGEM DO ANO NOVO

02/01/2024 || 07:39:44


A Polícia Nacional de Angola deteve, durante a passagem do Ano Novo, 113 cidadãos, por diversos crimes.

A informação foi passada esta Segunda-feira, pelo Comissário, Orlando Bernardo, porta-voz do Posto de Comando Superior da Operação "Okuliandja", na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento de Luanda (URP), durante a apresentação do ponto de situação sobre o asseguramento a passagem de ano referente ao dia 01 de Janeiro de 2024.  

Na ocasião, o Comissário, Orlando Bernardo fez saber que entre os detidos 113 foram para atrás das grades pelo cometimento de crimes comuns, cujo número registou a subida de 19 detidos em relação ao mesmo período do ano passado.

"Destes, 170 foram detidos por violação da fronteira nas províncias da Lunda-Norte, Zaire, Cabinda e Cuando Cubango", explicou, acrescentando que foram apreendidas uma arma de fogo, quatro telemóveis, um televisor, 21 quilogramas de liamba nas províncias de Benguela, Luanda e Bengo.

A Polícia apreendeu ainda nove viaturas pelas infracções ao Código de Estrada nas províncias da Huíla, Benguela e Uíge. Foram igualmente apreendidos 54 motociclos por consequência de diversas infracções ao Código de Estrada por condutores, nas províncias de Benguela, Uíge, Cuando Cubango, Lunda-Norte, Huíla e Cunene, bem como 4.215 litros de combustível (gasolina) nas províncias do Zaire e Uíge.

Entretanto, em relação à avaliação da segurança pública, durante as últimas 24 horas foram registados 154 crimes, menos três em relação ao mesmo período do ano anterior, dos quais 100 destes crimes foram esclarecidos pelas Forças Policiais e destes crimes acabaram detidos um total de 100 elementos.

"As províncias com maior índice criminal foram as províncias de Luanda com 35 casos, que por sinal, registou uma redução de 24 crimes, Cuanza-Norte 12 casos, tendo registado um aumento de cinco crimes, Huambo 11 casos, com um aumento de cinco casos, Malanje nove casos, com um aumento de cinco crimes", avançou o porta-voz, garantido que dos 35 crimes seis foram praticados com recurso à arma de fogo.

Em relação aos homicídios, o Oficial Comissário fez saber que foram registados cinco crimes, com a redução de quatro casos comparativamente ao igual período do ano anterior (2022), dos quais, quatro esclarecidos com quatro detidos.

"Quanto as formas de cometimento dos crimes, três foram cometidos com armas brancas (faca, catana e fragmento de garrafa) e dois com objecto contundente (pau), cujos crimes foram praticados por pessoas próximas das vítimas e dois deles por marginais", apontou, realçando que, dos crimes cometidos, 60% deles foram cometidos por pessoas próximas das vítimas (vizinhos e amigos) e em circunstâncias que escapam a vigilância policial.