COMANDANTE-GERAL EXIGE ACTUAÇÃO EM CONFORMIDADE COM AS MEDIDAS CONSTANTES NO PLANO DO ASSEGURAMENTO À PASSAGEM DE ANO

31/12/2023 || 12:37:53


O Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, exigiu, ontem, dia 30 de Dezembro de 2023, na parada da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP) em Luanda, ao efectivo para uma actuação que esteja em conformidade às medidas constantes no Plano do Asseguramento da Quadra Festiva, assentada nos valores patrióticos, defesa da integridade territorial, dignidade humana e disciplina.

O Comissario-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, fez estas exigências durante a formatura que serviu para a apresentação das forças e meios do MININT, preparadas para assegurar a passagem de ano, evento enquadrado no âmbito da operação "Okuliandja", cuja finalidade destina-se a proporcionar um ambiente de tranquilidade e paz, em harmonia com as leis vigentes no país, durante a Quadra Festiva 2023/2024.

Na sua intervenção, Arnaldo Manuel Carlos enalteceu o empenho do efectivo pelos resultados obtidos durante o presente ano, no combate aos crimes mais frequentes, na manutenção da paz, bem como na garantia da ordem e segurança pública.

“Embora se tenham registado alguns crimes que terão abalado o sentimento de segurança, no entanto, as forças de segurança pública não descansaram, arregaçaram as mangas e durante o ano de 2023 cumprimos com a nossa missão. Conseguimos garantir a ordem e a tranquilidade públicas com bons resultados, sendo que as cifras dos crimes mais frequentes e promotoras do sentimento de insegurança registaram diminuições significativas. Tudo está a funcionar, as instituições do Estado, a circulação das pessoas em todo o território nacional realiza-se com normalidade”, considerou o Comandante-Geral.

O Comissário-Geral aproveitou a ocasião para lembrar ao efectivo que a corporação não tem um inimigo para enfrentar, mas sim uma população para defender. Por isso, recomendou-os para uma abordagem revestida de profissionalismo, respeitando os pressupostos da dignidade humana, tendo em atenção o respeito, a urbanidade e uma postura irrepreensível, de modos a alcançar resultados que satisfaçam a corporação e as famílias angolanas. 

“Devemos cumprir essa missão com os valores essenciais e subjacentes ao exercício da profissão de agentes de autoridade, revelando sentimento de amor à pátria, estando em primeiro lugar os interesses da Nação e das famílias", concluiu.

No final, o Comandante-Geral desejou êxitos na missão e um Ano Novo de muito sucesso às forças que compõem o Ministério do Interior.

Participaram do acto, membros do Conselho Consultivo do MININT, membros do Conselho Superior da Polícia Nacional de Angola (PNA), efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Serviço Penitenciário (SP) e da Polícia Nacional de Angola (PNA).