PNA CONSIDERA SITUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS ESTÁVEL COM DETENÇÃO DE MAIS DE CEM CIDADÃOS E APREENSÃO DE DEZ ARMAS DE FOGO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

26/12/2023 || 11:06:49


Os órgãos afectos ao Ministério do Interior, engajados na operação "Okuliandja", procederam nas últimas 24 horas, a nível do País, a detenção de um total de 122 cidadãos implicados em crimes de natureza diversa, o desmantelamento de cinco grupos de marginais, assim como a apreensão de 10 armas de fogo, 10 viaturas, 42 motorizadas, oito telemóveis e 500 litros de combustível.

Os dados que constam do relatório de asseguramento ao natal, referente ao dia 24 a 25 de 2023, foram apresentados hoje, durante uma conferência de imprensa, na sala de reunião da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), pelo Porta-Voz da PNA, Comissário - Orlando Bernardo, que caracterizou o ambiente social em termos de segurança como calmo.

Segundo o Comissário, Orlando Bernardo, as províncias de Luanda, Uíge e Huambo, registaram o maior índice de crimes, destacando, igualmente, o registo de sete homicídios, 39 ofensas a integridade física, 30 roubos e 58 furtos.

A nível da sinistradalidade rodoviária, foram registados um total de 13 atropelamentos, sete colisões entre viaturas, sendo quatro sob efeito de álcool, resultantes do excesso de velocidade, ultrapassagem irregular e por inobservância a outras regras do Código de Estrada.

O também Director de Operações e Segurança Pública da Polícia Nacional, Comissário, Orlando Bernardo, no âmbito da segurança da integridade territorial, garantiu que tem merecido maior atenção das Forças de Defesa e Segurança do País, assim como destacou a detenção de 140 cidadãos pelos efectivos do Serviço de Migração Estrangeiros (SME), por violação de fronteiras, nas províncias de Luanda, Cabinda e Lunda-Norte.

No âmbito da Protecção Civil e Bombeiros foram registados 26 ocorrências em todo o País, sendo sete incêndios, quatro obstruções de via, quatro desabamentos de residências, dois afogamentos, duas descargas eléctricas, que resultaram num total de cinco vítimas mortais, com realce para um suicídio.

Para o Porta-Voz da PNA, Orlando Bernardo, em termos de criminalidade foram registados 162 crimes que permitiu esclarecimento de 96, correspondente a 67% de intervenção policial nos referidos crimes e do empenho de todos os efectivos para o asseguramento ao natal, nomeadamente a passagem de 24 para 25 de Dezembro.

O Comissário, Orlando Bernardo, ao finalizar apelou às populações em geral, no sentido de colaborarem com as autoridades Policiais, denunciando crimes e os criminosos e qualquer acto que coloca em causa a paz social, bem como a evitarem insurgir-se contra às Forças de Defesa e Segurança.