O Ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, homenageou neste sábado, 25 de Novembro de 2023, em Luanda, o nacionalista e general reformado, João Arnaldo Saraiva de Carvalho “Tetémbwa”, falecido a 22 de Novembro do corrente ano, vítima de doença prolongada.
A homenagem foi prestada no Quartel do Regimento de Infantaria 20 (R20) das Forças Armadas Angolanas (FAA), na presença de Generais, Comissários, Oficiais Superiores e subalternos bem como Agentes da Polícia Nacional, onde está a ser velado o corpo.
Na sequência das honras militares, João Ernesto dos Santos "Liberdade", curvou-se perante a urna contendo os restos mortais do General de 79 anos de idade, deixou palavras de conforto à família enlutada e assinou o livro de condolências.
O Ministro descreveu que o General Tetémbwa “voluntariou-se” ao processo de libertação de Angola, primeiro na clandestinidade e depois no braço armado do MPLA, com espírito de entrega às causas mais nobres do povo angolano.
Segundo João Ernesto dos Santos, o General Tetémbwa contribuiu, com notoriedade, na conquista e preservação da Independência Nacional, na integridade territorial, na unidade e reconciliação nacional, na Paz e no Estado Democratico de Direito.
O Ministro lembra que, na altura de Angola Independente, o malogrado exerceu vários cargos no aparelho do Estado, sobretudo na hierarquia da Polícia Nacional de Angola (PNA) e no então Ministério da Defesa, em que se destacam os de Comandante Provincial do Corpo de Polícia de Angola (CPA) em Cabinda, Comissário político geral do CPA, Comandante-Geral do CPA e, por último, adido militar em Belgrado, então República da Jugoslávia.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES