Forças Policiais afectas à 7ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras (PGF), no município do Dundo, província da Lunda-Norte, frustram, entre os dias 01 e 04 de Agosto de 2023, a entrada ilegal no território nacional, de um total de 392 cidadãos, entre os quais 350 da República Democrática do Congo (RDC), e 42 alegados cidadãos nacionais.
Os dados foram avançados à Imprensa, pelo Comandante da 7ª Unidade da PGF, naquela parcela do território nacional, Subcomissário - Lourenço Filipe Deia, durante o balanço das acções e resultados das forças no âmbito das actividades que visam saudar o 45.° Aniversário da Guarda Fronteiras, a assinalar-se a 26 de Agosto.
Lourenço Filipe Deia explicou ainda que, a medida irá continuar ao longo do território.
O responsável da 7.ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras, na Província, assegurou também que, as forças, em função desta situação, estão preparadas para garantir a segurança ao longo da fronteira, tendo apelado às populações residentes ao longo da mesma a absterem-se dos apoios aos imigrantes ilegais, sob pena de incorrerem nos crimes de promoção e auxílio à imigração ilegal, devendo, para o efeito, adoptarem o espírito de denúncias.
Por seu turno, o Chefe das Operações da referida Unidade, Inspector - António Paulo Muila, acrescentou que a acção dos 'Guardiões' permitiu, igualmente, apreender 1.400 litros de combustível e meios diversos.
Importa referir que, os mesmos faziam-se acompanhar de 40 crianças.
Salientar que, os produtos e os meios em causa foram encaminhados aos órgãos competentes, para o devido procedimento legal que se impõe.
REMPA ENCERRA OPERAÇÃO “BASADI XV“ COM BALANÇO POSITIVO
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO