REPATRIADOS MAIS DE 300 CIDADÃOS DA RDC POR ESTADIA ILEGAL E EXPLORAÇÃO ILÍCITA DE DIAMANTE

24/07/2023 || 10:05:48


Trezentos e três cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram recolhidos e repatriados no dia 21 de Julho de 2023, pelas autoridades policiais, nas localidades do Fucauma e Cassanguidi, município de Cambulo, província da Lunda-Norte, por permanência ilegal e exploração ilícita de diamante no território nacional.

A recolha dos referidos cidadãos estrangeiros aconteceu durante uma micro-operação denominada "Chihumbue" que decorre naquele território operacional, tendo permitido também a apreensão de 188 redes de lavagem de cascalho, 120 pás, 460 sacos vazios, 26 moto-bombas, 29 mangueiras, 25 barra de minas, 25 picaretas, 14 cordas sintéticas e uma bóia. 

Na ocasião, o Comandante Provincial da Lunda-Norte da Polícia Nacional, Comissário - Gerson Vieira Miguel "Papo Seco", que apresentou os resultados alcançados durante a micro-operação,  disse que a referida operação visou combater a imigração ilegal, contrabando de combustível, tráfico e exploração ilícita de diamantes e crimes conexos.

O Comandante apelou a sociedade a cooperar mais com as forças da ordem, denunciando todas as práticas de crimes com vista a manutenção da ordem e tranquilidade públicas na província.

Importa destacar que os meios de garimpo apreendidos foram arrolados ao processo e remetidos aos órgãos competentes para o devido tratamento legal que se impõe.