GOVERNADOR PROVINCIAL ENALTECE EMPENHO DA POLÍCIA E DISTINGUE EFECTIVOS COM DIPLOMA DE MUNÍCIPE DE MÉRITO

24/07/2023 || 08:43:03


O Governador da Província de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, enalteceu, no sábado, dia 22 de Julho de 2023, o acto de coragem, bravura e de cidadania de dois efectivos policiais, que, no passado dia 18 de Julho do corrente ano, frustraram uma acção criminosa e detiveram os suspeitos, procedendo, igualmente, a apreensão de uma arma de fogo do tipo pistola, salvaguardando assim, a segurança da população e a reposição da ordem pública no local.

Tratam-se do 3° Subchefe, Frederico Manuel e do Agente de 2° Classe, Orlando Miguel, que, durante a acção policial, contaram com o auxílio de um efectivo de uma empresa de Segurança Privada e de um moto-taxista, que circulava na Avenida Hoji-Ya-Henda.

Na ocasião, o governante da capital do País considerou a acção policial um acto de bravura e de cidadania, ao mesmo tempo que se comprometeu em acompanhar mais de perto a actividade dos órgãos de defesa e segurança. "Devemos aproveitar esta ocasião para sinalizar o nosso compromisso de acompanhar a actividade dos órgãos de defesa e segurança e reconhecer o esforço e a entrega abnegada dos agentes, pois, desta forma continuaremos a garantir que Luanda tenha, efectivamente, uma segurança pública eficiente", sublinhou o governante encorajando outros agentes a seguirem o mesmo exemplo. 

"Esta homenagem e reconhecimento deve ser um estímulo para cada efectivo continuar a desempenhar o seu papel activamente, com dedicação e a disciplina que caracteriza a vossa actividade", acentuou. 

Manuel Homem marcou o referido acto com a entrega de Diplomas de Munícipe de Mérito e Licença de prêmio aos efectivos destacados em prol da sua entrega no cumprimento do dever e da manutenção da ordem e tranquilidade pública.

Vale lembrar que, a acção dos homenageados foi marcada por uma denúncia pública, dando conta da existência de uma viatura com três supostos marginais que simulavam o exercício da actividade de táxi e subtraíram de forma fraudulenta os pertences dos passageiros.

Diante da denúncia, a pronta intervenção dos efectivos foi determinante para a detenção dos implicados. 

A participação do agente de segurança e do cidadão moto-taxista demonstra quão importante é o papel dos cidadãos para a operacionalização da segurança pública, sublinhou o Governador de Luanda.

Por sua vez, o especialista de trânsito, 3° Subchefe, Frederico Manuel, um dos contemplados na homenagem de reconhecimento ao acto heróico, disse sentir-se satisfeito com o gesto do governo e o acolhimento dos seus colegas.
 
"Servir a pátria ainda é uma missão e cumprir com zelo e dedicação, faz-me sentir bastante útil e realizado. Neste momento, a sensação é do dever cumprido", concluiu o efectivo policial.

Testemunharam ao acto, o Director Nacional de Educação Patriótica da Polícia Nacional, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbi e o Comandante da Polícia Nacional em Luanda, Comissário-Chefe, Francisco Monteiro Ribas.