Os constrangimentos que os condutores enfrentam em Angola para a obtenção do averbamento da Categoria - D, relacionada ao Serviço Público, foi tema de um encontro de trabalho, na passada quinta-feira, 28 de Setembro de 2023, na sala de reuniões nº 01, das instalações da Direcção de Transito e Segurança Rodoviária (DTSER), entre a direcção desta instituição policial e as empresas operadoras de transporte colectivo de passageiros, entidades formadoras, Associações de Taxistas e Camionistas, bem como da Amotrang.
Durante a abertura do encontro, o Comissário, Elias Dumbo Livulo, Director da DTSER, que dirigiu o acto, apresentou a panorâmica da sinistralidade rodoviária no País, tendo considerado inquietante em virtude dos números ainda altos. A título de exemplo, aquele Oficial Comissário garantiu que, os dados da sinistralidade rodoviária actual, apontam para a cifra de 2.999 mortes nas estradas angolanas e mais de 15 mil feridos em apenas um ano.
"Estes números são preocupantes para nós, na medida em que, alguns destes feridos nunca mais irão andar, em decorrência da gravidade dos acidentes de que foram vítimas, bem como, o facto de estarmos a perder muitas pessoas em idade activa nestes acidentes que deveriam dar o seu contributo para o engrandecimento deste País. Daí que, o objectivo do nosso trabalho é reduzir as mortes em 50%", explicou.
Elias Dumbo Livulo, não ficou pelos números, tendo levado os presentes à reflexão da gravidade da situação, ao exibir um vídeo dos acidentes trágicos que têm ceifado muitas vidas, um pouco por todo País, cujas imagens não deixam dúvidas para a necessidade de se mudar o quadro actual.
Neste sentido, o Superintendente-Chefe, Angelino Sarrote, Chefe do Departamento de Habilitação de Condutores, disse que o objectivo deste encontro foi alertar as empresas de transporte colectivo de passageiros no sentido de habilitarem os seus condutores com a Categoria - D (Serviço público), para poderem prestar melhor este serviço.
"Muitos condutores pensam que basta ter a classe C ou C1, que faz parte da categoria dos veículos pesados, para estarem habilitados a prestar serviço público, mas na verdade, há outras nuances formativas que vão agregar valor a estes prestadores de serviço, nomeadamente, o comportamento durante o exercício dessa actividade, a deontologia profissional, o manuseio e transporte de passageiros, enfim", realçando mais adiante a existência de um conteúdo programático que os centros de formação têm e que visa capacitar ainda mais essa classe de condutores para que possam prestar um serviço de qualidade e com a exigência recomendável.
Severino do Nascimento, em representação da transportadora Macon e Mário Paim, Director Comercial da TCUL, foram unânimes em afirmar que o encontro foi bastante proveitoso em função da pertinência do assunto relacionado com a sinistralidade rodoviária, tendo garantido que levarão as informações as suas operadoras de modo a adoptarem os melhores métodos e medidas para que os seus condutores estejam mais capacitados, a fim de inibirem tais ocorrências e baixarem os níveis de sinistralidade no País.
Participaram na actividade, o Director-adjunto da DTSER, o Subcomissário, Catarino Roque Silva, representantes das operadoras de transporte colectivo Macon, TCUL, Rosalina Express, Huambo Express, dos centros de formação para condutores New Drive e Marítimo de Angola, Amotrang, bem como, os membros da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
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