PNA RELANÇA BRIGADA DE SEGURANÇA ESCOLAR EM LUANDA

05/09/2023 || 10:02:06


A Polícia Nacional de Angola procedeu, hoje, 05 de Setembro de 2023, ao acto de relançamento da Brigada de Segurança Escolar (BSE), a nível da cidade capital do país, que irá garantir a segurança pública nas escolas.

O evento que decorreu na Unidade de Reação e Patrulhamento (URP), foi presidido pelo Vice-Governador da província de Luanda para área Política e Social, Manuel António Gonçalves, em representação do Governador de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, que, na ocasião, sublinhou que, o acto de relançamento desta especialidade policial se reveste de grande simbolismo e importância, com a finalidade de prevenir e combater situações menos boas a nível das instituições de ensino público e privado.

" Precisamos estabelecer uma ligação entre a força policial e a comunidade estudantil, no sentido de reprimir comportamentos que não agregam valor a este ciclo, bem como, reforçar o trabalho de sensibilização e proximidade nas comunidades", reforçou Manuel Gonçalves.

O governante afirmou ainda que, a província de Luanda tem mais 500 escolas públicas e cerca de 200 escolas privadas, com um número de alunos a rodar entre Um Milhão e Quinhentos (1.500. 000). "A população estudantil é enorme e extensa, é necessário, a par do trabalho que a Polícia Nacional ira desenvolver, também uma colaboração da própria comunidade, através dos pais e encarregados de educação e não passamos apenas para a Polícia a responsabilidade do asseguramento e educação a nível das nossas comunidades", concluiu. 

Vale lembrar que, a Brigada de Segurança Escolar foi extinta no início 2020, quando se registava um ambiente seguro a nível das escolas de todos os municípios. Tendo em conta o ressurgimento de actos de incivilidade que configuram crimes de Ofensas à Integridade Física envolvendo estudantes, na sua maioria adolescentes, a direcção do Comando Geral da Polícia Nacional, sobre proposta do Comando Provincial Luanda, entendeu relançar a Brigada de forma a garantir maior segurança para a comunidade estudantil.