EFECTIVOS DA PNA ANALISAM EM MESA REDONDA A PROBLEMÁTICA DA SAÚDE MENTAL E SUICÍDIO NO CONTEXTO POLICIAL

16/08/2023 || 02:28:54


A problemática da saúde mental e suicídio no contexto policial foi ontem, 15 de Agosto, tema de reflexão entre os efectivos da Polícia Nacional de Angola afectos ao edifício 3 do Comando-Geral, durante uma palestra promovida pelo Centro de Serviços Especializados de Psicologia da Direcção de Pessoal e Quadros (DPQ) da PNA.

A palestra que teve lugar concretamente no Centro Audiovisual (CEPAV) da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa, contou com dois oradores, o Psicólogo Clínico afecto ao Centro de Serviços Especializados de Psicologia da DPQ, Agente de 1ª Classe, António Tchiloia Cassenge e o Psicólogo Criminal da mesma Direcção, Agente, Danilson Kani, e serviu ainda para instruir os efectivos a manterem o controle emocional, a fim de prevenir e combater práticas do género.

Durante a palestra os efectivos foram aconselhados a continuarem a cuidar da saúde mental e a primarem pela prevenção, apresentando subsídios para maior prevenção da prática de suicídios a nível da corporação.

Na ocasião, o primeiro orador, o Agente de 1ª Classe, António Tchiloia Cassenge e Psicólogo Clínico, que abordou sobre a questão ligada à saúde mental, à imprensa da Polícia, fez saber que, através de acções do género, os efectivos estarão melhor preparados para lidar com a problemática do suicídio e da saúde mental no seio da corporação, bem como na preservação do bem vida.

António Cassenge aconselhou os presentes, a encararem a questão relativa à saúde mental e o suicídio com preocupação, por fazerem parte da complexidade humana.

Já o palestrante e Psicólogo Criminal, Agente, Danilson Kani, que abordou sobre o suicídio no contexto policial, afirmou que foram apresentadas algumas técnicas de sentido cognitivo para a garantia da resiliência e dos factores ligados ao stress. "Fizemos uma dissertação voltada para a sensibilização, para a integração social", reforçou o palestrante.

Por sua vez, o Agente destacado na Direcção de Educação Patriótica da PNA, Osvaldo Bento, mostrou-se satisfeito com a iniciativa e considerou importante procurar especialista de fórum psicológico, bem como reiterou a necessidade de acções do género para maior prevenção do suicídio no seio das Forças Policiais.