EFECTIVOS DA PNA APELADOS PARA RESPEITAR DIREITOS HUMANOS NO EXERCÍCIO DAS MISSÕES

14/08/2023 || 01:51:08


Efectivos afectos ao Comando Provincial da PNA na Lunda-Norte, foram aconselhados na passada sexta-feira, dia 11 de Agosto de 2023, a honrarem a farda azul com ética e a respeitarem os direitos humanos a fim de melhor servir a população no exercício das missões.

O apelo foi feito pelo 2° Comandante Provincial da PNA na Lunda-Norte, Subcomissário, Francisco Costa Calala, em representação do Comandante Provincial, Comissário, Gérson Vieira Miguel, durante o acto de encerramento da primeira fase das acções de treinamento aos Subchefes e Agentes do Comando Provincial, decorrido no Centro de Instrução da Samacaca, no município do Chitato.

O 2° Comandante Provincial reiterou ainda aos presentes sobre a necessidade de continuarem a aprimorar as suas habilidades no sentido de adquirirem conhecimentos de excelência. "Carreguem consigo a responsabilidade de serem a voz da justiça e o escudo da segurança da nossa população", referenciou o 2º Comandante Provincial da PNA, naquela província.

A primeira fase da acção de treinamento para os Subchefes e Agentes teve a duração de 25 dias úteis e teve como objectivo aperfeiçoar os procedimentos de patrulhamento e enfrentamento policial e as técnicas de abordagem em relação a condução de detidos, manuseamento de armas e prática de tiros de reacção policial, segundo fez saber o Chefe do Departamento de Ensino, cumulativamente, Director do Centro de Instrução do Samacaca, Superintendente-Chefe, Bonifácio Fabien Ivon Ngoy.

De salientar que, durante a formação foram leccionadas várias disciplinas com destaque para o Regulamento de Continência e Honras Militares, Sinais de Respeito Cerimonial Militar, Tácticas e Técnicas de Intervenção, Defesa Pessoal, Ética e Deontologia Policial, Armamento e Tiro, assim como outras de interesse policial.