Os jornalistas dos distintos órgãos de comunicação social e a sociedade civil organizada reflectiram, por meio de um workshop, sobre o contributo dos programas de rádio, para o combate e prevenção dos crimes de rapto, violência doméstica e abuso sexual, envolvendo crianças, em Angola, numa iniciativa do Conselho de Administração da Rádio Difusão Nacional de Angola E.P.
O encontro que ocorreu no auditório nobre do Centro de Formação de Jornalistas, (CEFOJOR), decorreu sob o lema "O papel do programa infantil "Rádio Pió" para a educação e transmissão de valores éticos, patrióticos e culturais, para a criança angolana".
No decorrer da cerimônia, o Director-adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional de Angola (PNA), Subcomissário, Mateus Rodrigues, dissertou a temática sobre o papel da rádio na prevenção dos raptos, abuso sexual e violência doméstica de crianças e disse que as rádios desempenham uma função importante na construção da personalidade do cidadão.
Na sequência, o Oficial Comissário considerou pertinente a necessidade dos órgãos de comunicação continuarem a encontrar um reposicionamento, nos horários de transmissão dos conteúdos relacionados com crianças para auxiliar na construção da identidade das mesmas.
Para o Subcomissário, a Rádio deve continuar a fortalecer e transmitir às famílias uma cultura de paz e de denúncia às autoridades Policiais, de todas as acções que atentam a segurança no seio das mesmas.
Por seu turno, o responsável técnico do Instituto Nacional da Criança (INAC), Bruno Pedro, informou aos presentes os dados estatísticos inerentes a fuga à paternidade, violência doméstica e abuso sexual, envolvendo crianças.
Refira-se que, o Workshop foi realizado no âmbito dos 40 anos de existência do programa "Rádio Pió", do grupo Rádio Nacional de Angola, onde participaram igualmente antigos comunicadores daquele órgão, estudantes e convidados.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES