#MAIO_PROFISSÕES
O Subinspector - Júlio Joaquim Neto tratado pelos seus colegas por “Júlio Neto", é um grande exemplo de persistência, pois, durante dois anos, movido pelo espírito de bravura e patriotismo, comandou os destinos da manutenção da ordem e da tranquilidade públicas nas comunas de Quicunzo, Cagi-Mazumbo, Cana-Cassala, Gombe e Muxaluando, localizadas na província do Bengo.
Actualmente está destacado no município de Nambuangongo, como Chefe do Posto Policial da comuna do Quixico onde diariamente com empenho e dedicação, trabalha para garantir a segurança dos cidadãos daquela localidade.
Os repórteres da Corporação encontraram este bravo efectivo que se tem destacado com êxito na garantia da ordem e da segurança pública dos cidadãos daquela parcela do território nacional, para contar-nos a sua vida, o seu percurso na PNA e os desafios que enfrenta nas missões da manutenção da ordem e da tranquilidade públicas.
Nascido na cidade de Caxito, município do Dande, no ano de 1973, numa família composta por 8 irmãos, Júlio Neto revelou que é pai de 11 filhos.
Interrogado sobre o seu percurso, relatou que ingressou nas fileiras da Polícia Nacional em 1993, por vontade própria.
"Em 1997 fui seleccionado para fazer parte das Forças Policiais, numa missão de reposição da administração do Estado, no município de Nambuangongo, que consegui cumprir na íntegra."
Um ano depois foi transferido do Comando Municipal de Nambuangongo para a comuna de Quixico e devido a sua perseverança, amor a pátria e bravura, iniciou o desafio profissional, de combater de forma eficiente a criminalidade no território sob sua responsabilidade.
"Sempre me lembrei das palavras usadas durante o meu juramento de bandeira, que até a presente data têm sido um motivo para continuar a nutrir o amor à camisola e a fidelidade à minha pátria", sublinhou.
Questionado sobre a situação da segurança pública no seu território, o Oficial respondeu convicto. “Aqui fazemos o que manda a lei, temos uma estreita relação com todos os integrantes da zona, o que tem ajudado no processo de busca de informações que nos permitem dar solução às questões que atentam a segurança da comuna, de forma pedagógica e não só”.
O nosso interlocutor afirmou que, conquistou o respeito e lealdade da população local, fruto da sua perseverança e patriotismo nas missões. "A formação Policial que recebi, torna-me hoje um grande exemplo de Polícia que representa condignamente o poder do Estado angolano neste território", sustentou a fonte.
Os nossos repórteres ouviram ainda o depoimento do antigo Comandante do Batalhão das Forças Armadas Angolanas (FAA), Lopes Bença, já reformado, que se lembrou com alegria, dos primeiros passos de Polícia dados pelo Subinspector.
"Júlio Neto foi sempre um jovem corajoso, disciplinado e de trato fácil", disse o então responsável do Batalhão das FAA, em Nambuangongo.
No final, "Júlio Neto" apelou no sentido da nova geração de Polícias, continuar destemida, patriota e perseverante.
Recorde-se que, o município do Nambuangongo tem uma população estimada em 15 mil habitantes, dista 42 km de Muxaluando e a população fala várias línguas como o kimbundo, kikongo, lingala, além do português.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES