A Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares (PSPEP) procedeu, na manhã de ontem, segunda-feira, dia 15, ao acto de abertura das actividades comemorativas alusivas ao 30º aniversário da sua fundação, à ter lugar no próximo dia 30 de Junho do corrente ano, sob o lema: "PSPEP - Com a Experiência e Superação dos Desafios na Protecção e Segurança das Entidades, Comemoremos o 30º Aniversário".
O acto de abertura foi presidido pelo 2° Comandante, Subcomissário Sebastião Xavier Neto, em representação do Comandante da Unidade Policial Comissário José Martinez António, que durante o seu discurso trouxe à memória dos presentes a PSPEP, como órgão operativo do Comando-Geral da PNA, que ao longo dos 30 anos da sua existência, sempre adaptou-se às metamorfoses operadas no contexto político e social angolano, contribuindo para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas, em especial para a protecção e segurança pessoal das entidades protocolares nacionais e estrangeiras em visita ao país, com especial destaque para os titulares de cargos com poderes executivo, legislativo e judicial, assim como cumprindo com as missões atribuídas superiormente.
"É imperioso fazermos uma reflexão profunda sobre o período que vivemos para a busca de soluções e estratégias preventivas, rumo ao futuro promissor que se pretende. É oficial a transferência definitiva do efectivo, meios e equipamentos da banda de música à PSPEP, à luz do Despacho Nº 306/PNA/2023, de 6 de Abril, de Sua Excelência Comandante-Geral da PNA", sublinhou o Oficial Comissário.
No final da actividade foi feita a leitura do cronograma das actividades alusivas a data, pelo chefe do Departamento de Educação Patriótica, Superintendente-chefe, Arnaldo Afonso Kibeni.
Prestigiaram o acto, os Membros do Conselho Operativo, efectivos do Comando e das cinco unidades de especialidade daquele órgão.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES