DESTACADO PAPEL DA PSPEP NA GARANTIA DA SEGURANÇA DAS AUTORIDADES

17/07/2023 || 08:14:30


O Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, destacou, Segunda-feira, 10 de Julho de 2023, no Luena, o papel da Polícia de Segurança Pessoal e Entidades Protocolares (PSPEP), na garantia da segurança das autoridades nacionais, dos diplomatas acreditados em Angola e dos seus familiares.

Ernesto Muangala que discursava na cerimônia de abertura do 19° Conselho Consultivo do Órgão, que decorreu de 10 a 12 de Julho de 2023, na cidade do Luena, afirmou que este Órgão da Polícia Nacional joga um papel preponderante na prestação de honras protocolares às altas entidades angolanas e estrangeiras, em visita ao país.

O governante apelou a manter uma relação mais estreita com os Órgãos de Comunicação Social, estabelecendo uma adequada política de comunicação e gestão de imagem para melhorar as condições de trabalho através da capacitação interna, formação, humanização e conhecimento dos seus efectivos, modernizar os equipamentos de forma a obter maior eficiência e eficácia nos resultados das suas actividades.

O Governador salientou que, a realidade da segurança pública conhece novos contornos, fazendo com que a PSPEP se ocupe das suas actividades específicas que exigem o estudo das ameaças e riscos relevantes que a classe política, económica e social poderá estar sujeita no que hoje se designa por terrorismo.

O responsável lembrou ainda que, constitui preocupação a forma como são cometidos alguns crimes com arma de fogo, como os homicídios, roubos de viaturas, furtos, assaltos à mão armada em instituições, residências, assim como a realização de manifestações populares que atentam contra os órgãos de soberania, funcionários da função pública e privada sem a observância dos princípios e normas que orientam este acto constitucional, o que de certa forma afecta a ordem e a tranquilidade públicas.

Por sua vez, o Comandante Nacional da PSPEP, Comissário, José Martinez António, sublinhou que a actividade serve para balançar as acções que foram realizadas nos dois anos anteriores e criar estratégias para a melhoria da prestação de trabalho e as formas de como conduzir este processo.

Participaram na actividade, distintos oficiais da Delegação do Ministério do Interior, da Defesa Nacional e membros do Governo Provincial do Moxico.