Trinta efectivos da Polícia Nacional de Angola terminaram hoje, dia 06.07.2023, na cidade de Luanda, a acção formativa sobre "Direitos Humanos que teve como tema "Dimensões Humanitárias".
O acto de encerramento foi presidido pelo Director-adjunto de Educação Patriótica, Subcomissário, Gabriel Jorge Campos, em representação do Director Nacional de Educação Patriótica, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe que, na ocasião, sublinhou que os objectivos foram alcançados e que superou as expectativas. "Os participantes vivenciaram uma jornada de interacção positiva entre formadores e formandos, que deram a plena resposta ao programa gizado que visou capacitar os aplicadores da Lei em matérias de direitos humanos, no sentido de promover a cultura de deontologia e respeito pelos direitos fundamentais relacionados com os princípios que caracterizam a actuação policial.
Gabriel Campos agradeceu a Organização Internacional para as Migrações (OIM), pela partilha de conhecimentos e apelou aos efectivos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Por sua vez, o chefe do Escritório da Organização Internacional para as Migrações, Alberto Walianga Muxa, elogia a posição dos efectivos pela disciplina demonstrada. "O fortalecimento de parceiras será contínua, para olhar de forma atenta e positiva para a problemática das migrações, prevenir os diversos tráficos e manter a ordem e paz no país".
Sublinhe-se que, a formação teve a duração de dois dias, tendo os efectivos sido munidos
com matérias de Tráfico de Seres Humanos e Contrabando, Identificação das Ferramentas Existentes para o Combate, o Papel da PNA na Gestão da Migração, Conceito da Gestão das Fronteiras, Técnicas de Elevação dos Valores da Educação Patriótica da PNA, a Participação da PNA na Garantia dos Direitos Migrantes em Angola, Instrumentos internacionais e Regionais, Direitos Humanos e exercícios práticos de tudo que aprenderam.
No final, os participantes foram agraciados com entregas de certificados e momentos musicais.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES