As instalações da creche "Estrelas dos Azulinhos", localizadas no município de Viana, foram pequenas para albergar, na manhã desta quinta-feira, 29 de Junho de 2023, os pais e encarregados de educação que se fizeram presentes àquele centro infantil, afecto à Direcção de Administração e Serviços da Polícia Nacional de Angola e ao Ministério do Interior, para testemunharem a cerimónia de encerramento do ano lectivo 2022-2023, decorrido sob o lema: "Papá Ajuda-me a Crescer", que ficou marcado com a exibição de vários talentos apresentados pelos petizes.
No local, a expectativa dos pais e encarregados era grande e visível nos seus olhos, porque para muitos deles, seria a última vez que assistiriam os filhos a exibirem os seus talentos e tudo o que aprenderam, pois eram finalistas, enquanto para outros, era apenas o fim de mais um ano lectivo.
Cerca de 14 finalistas trajados de vermelho, branco e azul-escuro, animaram o evento com a apresentação de danças com as avós e os seus educadores, poesia, desfile de trajes africanos, representação infantil de desfile das forças, música, jogo e outras atracções aprendidas ao longo dos anos na creche.
À nossa reportagem, os pais mostraram-se, satisfeitos com a qualidade de ensino e aprendizagem que o centro infantil Estrelas dos azulinhos tem prestado aos seus educandos.
Joaquim Francisco afirmou que se sente orgulhoso, pois considera o centro como a segunda casa para a sua filha.
"Tenho boas lembranças", revelou o pai.
Por outro lado, o nosso interlocutor elogiou o colectivo de trabalhadores que, segundo ele, muito tem feito em prol do bem-estar das crianças, apelando para que esse projecto se expanda no sentido de beneficiar outras crianças, filhos de seus colegas.
Outra mãe, que não se quis identificar, revelou: "É de louvar, não tenho queixas, o meu filho hoje está mais solto, interage mais", relatou a progenitora bastante sorridente.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Director de Administração e Serviços da PNA, Comissário, Jaime Firmino Rogério Morais de Brito, que na ocasião agradeceu a presença de todos e destacou o papel dos familiares e dos educadores infantis, no processo de ensino das crianças.
Durante o acto, foram entregues certificados e brindes aos finalistas que desde os primeiros meses de vida frequentaram o centro, concluindo a primeira etapa pré-escolar.
A coordenadora geral do centro infantil Estrelas dos Azulinhos, Inspector, Zenaide Bernardo, fez saber que os educadores de infância, têm como missão priorizar o cuidado dos pequenos, apelando para a colaboração dos pais nesse processo.
"Portanto, estamos aqui para cuidar, educar e ensiná-las, sempre com a colaboração dos pais", defendeu a responsável.
Neste ano, continuou, as crianças tiveram a oportunidade de aprender e ganhar conhecimento sobre o processo de aculturação e diversificação do ponto de vista social, ensinando não apenas o processo do ensino académico, mas também, os perigos que hoje a sociedade está a atravessar, aquilo que está a danificar a educação diariamente; as crianças puderam aprender, principalmente a saber ser, ganhando uma personalidade do que o indivíduo deve respeitar, ser educado e a amar o próximo.
Por seu turno, o Vice-presidente do Interclube para a área sociocultural, António Carlos Jorge, feliz e grato, avançou que no âmbito das acções na qual a área sob sua responsabilidade tem em carteira, constam vários programas de carácter social, que os leva, de forma obrigatória a realizarem actividades do gênero.
Estiveram presentes na cerimónia, em representação do Comandante-Geral da PNA, o Director Nacional de Educação Patriótica, Comissário-Chefe, António Gimbe, acompanhado pelo Director de Administração e Serviços, assim como distintos Membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES