2° COMANDANTE-GERAL AVALIA ESTADO DE INSTRUÇÃO COMBATIVA NA PROVÍNCIA DE BENGUELA

30/06/2023 || 05:20:15


O 2° Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Chefe, Domingos Ferreira de Andrade, trabalhou, hoje, (29.06.2023), na Província de Benguela, onde passou em revista e avaliou o estado da instrução operativa das forças policiais nas diferentes unidades, com vista a inteirar-se sobre o nível de uniformização atingido, em relação aos procedimentos tácticos operacionais, no âmbito da actuação Policial.

Fez parte da agenda de trabalho do 2° Comandante-Geral da corporação castrense em Angola, a reunião com os membros do Conselho Consultivo do Comando Provincial de Benguela da Polícia Nacional de Angola (PNA), a visita ao 2° edifício da Unidade de Reacção e Patrulhamento, onde o Comissário-Chefe, aferiu a estrutura organizacional e aptidão da mesma para que evolua num centro de instrução das forças, bem como de adestramento do efectivo animal.

Durante a reunião, o responsável sublinhou a necessidade da Corporação adoptar procedimentos uniformes e padronizados, para uma melhor actuação face às várias questões de segurança pública que a Polícia é chamada a intervir, para que construa a sua própria doutrina. "Temos de formar efectivos, ao mesmo tempo em que devemos garantir segurança à população, numa articulação harmoniosa, mas é necessário seleccionar os temas certos, aqueles ligados ao dia-a-dia dos polícias na província, tendo em atenção os modos de actuar dos prevaricadores”, alertou.

Por fim, o Oficial Comissário esclareceu que o ano de instrução está programado para duas fases, sendo a teoria e a prática, com treinos de manobras dos três anéis de intervenção.

Por sua vez, o Delegado do Ministério do Interior (MININT) e Comandante Provincial da PNA em Benguela, Comissário, Aristófanes dos Santos, fazendo as honras da casa, agradeceu a visita do 2° Comandante-Geral e garantiu que foram acatadas todas as orientações baixadas em relação a instrução operativa e outras, para o devido cumprimento, de acordo às normas da corporação.

Refira-se que, fizeram parte da visita os membros do Conselho Superior de Polícia e os Membros do Conselho do Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela.