MINISTRO DEFENDE NOVO MODELO DE GESTÃO DAS RECEITAS PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES SOCIAIS E DE TRABALHO DOS EFECTIVOS

25/06/2023 || 07:54:31


O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, defendeu, ontem, 22 de Junho, em Luanda a necessidade da adopção de um novo modelo de gestão integrada de receitas próprias, com a massificação do portal dos Serviços do Ministério das Finanças, visando melhorias nos serviços e nas condições de trabalho dos efectivos, bem como nas políticas de apoio social.

O titular da pasta do MININT falou no anfiteatro local, durante o acto central do 22 de Junho, ocasião que marca as celebrações do 44° aniversário do órgão que dirige, na qual desde 1979, na sequência da política de Angola independente, segundo disse, trabalha em prol da manutenção da segurança, ordem e tranquilidade públicas e está representado por distintos órgãos a nível do país.

O titular sustentou igualmente que, o executivo angolano, tem vindo a disponibilizar verbas para que nos próximos dias o MININT, melhore as condições das infraestruturas e dos meios. "Continuamos a envidar esforços para a aquisição e recuperação de equipamentos especializados de apoio administrativo e operacional para todas as forças e Serviços do Ministério do Interior, conferindo maior mobilidade e qualidade dos serviços a prestar", referiu o Ministro.

Para o responsável, os órgãos do MININT e os serviços de apoio técnico instrumental, devem estar alinhados, a fim de corresponderem com as expectativas dos cidadãos. "Pretendemos que a Caixa de Protecção Social preste particular atenção no apoio social aos reformados, viúvas, órfãos e outros beneficiários", sublinhou o responsável que igualmente perspectiva melhores resultados para os próximos tempos, ao grupo desportivo Inter Clube de Angola, para alegria de todos os associados e adeptos.

Por outro lado, Eugénio Laborinho reconheceu, o empenho dos efectivos, no contributo da manutenção da ordem e segurança pública, tendo destacado, o ano de 2022, com ênfase para às eleições gerais que o país testemunhou, onde as forças preveniram e combateram vários delitos nas diversas parcelas do território nacional, com maior incidência na capital do país, até ao momento.

No final, o titular da pasta do Interior sublinhou que, o sucesso do órgão que dirige depende em grande medida da colaboração do cidadão junto das forças da ordem, através do diálogo permanente e da denúncia e alertou a população em relação ao aumento significativo de publicações nas redes sociais que estimulam o ódio contra as forças de defesa e segurança, para além de afrontas e agressões às autoridades. "Essas acções devem ser publicamente condenadas e apelamos aos cidadãos à não enveredarem por práticas criminais, sob pena de serem responsabilizados criminalmente", rematou a mais alta entidade do MININT.

Testemunharam o acto, o Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manual Carlos, membros do conselho superior da PNA e do Ministério do Interior, entre Oficiais Superiores, Subalternos, Agentes, trabalhadores Civis e Convidados.