Uma delegação angolana, incluindo altos responsáveis da Polícia Nacional de Angola, chefiada pela Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Embaixadora Esmeralda Mendonça, participa desde ontem, dia 19, na IIIª Conferência de Alto Nível sobre Combate ao Terrorismo, que decorre em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Na delegação angolana integra o Representante Permanente da Missão de Angola na ONU, S.E. Embaixador, Francisco José da Cruz, o Director Nacional de Operações e Segurança Pública da Polícia Nacional de Angola, Orlando Bernardo, o Director dos Serviços de Migração e Estrangeiros, João António da Costa Dias, o Subcomissário, Destino Pedro, e demais quadros seniores do Ministério do Interior, Serviços de Inteligência Externa e Ministério das Relações Exteriores, bem como diplomatas desta Missão Permanente.
A Conferência, que iniciou, nesta segunda-feira, 19, vai até ao dia 23 de Junho, apresenta-se como uma oportunidade para a comunidade internacional renovar e desenvolver os actuais esforços multilaterais, harmonizados e orientados para os resultados, na prevenção e combate ao terrorismo, sob os auspícios das Nações Unidas.
Durante cinco dias, os Chefes das Agências de Combate ao Terrorismo e partes interessadas vão analisar as principais prioridades na luta contra o terrorismo, à luz dos quatro pilares da Estratégia Global da ONU.
Sob o lema “Combater o terrorismo através do multilateralismo revigorado e da cooperação institucional”, a Conferência servirá como um importante ponto de partida para a preparação da Nova Agenda para a Paz, proposta pelo Secretário Geral no seu relatório sobre a Nossa Agenda Comum, e para a Cimeira Africana de Luta contra o Terrorismo, prevista para 2024, na República Federativa da Nigéria.
A Conferência está constituída por quatro painéis, em que serão abordados temas como: a Criação de Instituições eficazes e resilientes dos Estados Membros no Cenário Mundial do Terrorismo em Evolução; Reforçar os Programas de desenvolvimento de capacidades, torná-los adequados a sua finalidade para colmatar lacunas em matéria de resiliência.
A IIIª Conferência de Alto Nível sobre Combate ao Terrorismo enquadra-se no leque de actividades que visam assinalar a Terceira Semana do Combate ao Terrorismo. O evento é uma reunião bienal dos Estados Membros e dos parceiros internacionais na luta contra o terrorismo.
Para este ano, estão previstos segmentos inter-relacionados, com cerca de 30 eventos paralelos. A Assembleia Geral da ONU adoptou, por consenso, a Estratégia Global Contra o Terrorismo da ONU a 8 de Setembro de 2006, que é um instrumento global, único para aumentar os esforços nacionais, regionais e internacionais para combater o terrorismo.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES