COMANDANTE NANJOLA-A CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA PSOE

21/03/2023 || 07:21:46


Amélia Nanjola Gonçalves é a Chefe do Estado-Maior da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégicos (PSOE), a mulher que tem a responsabilidade de coadjuvar na decisão dos destinos daquele órgão de especialidade da Polícia Nacional de Angola (PNA), que tem a missão específica de proteger e assegurar as infraestruturas críticas do País.

Com mais de quarenta anos na “Corporação Azul”, a Subcomissário nasceu na província da Huíla, no município da Chibía, na comuna de Mupembe em 1961 e há 44 anos dedica-se às Forças de Defesa e Segurança, onde tem desempenhado vários cargos, entre eles, o de 2º Comandante Provincial de Luanda da PNA, para a área de Protecção e Intervenção; secretária e chefe da Administracção e Serviços, na província do Uíge; oficial operativa do Departamento 6, do Serviço de Informação; chefe do protocolo da Polícia de Intervenção Rápida (PIR); Comandante da Unidade de Segurança e Serviços e há três anos que é a Chefe do Estado-maior da PSOE.

No âmbito do “Março-Mulher”, a Imprensa da Corporação destaca aqui o perfil da mulher que diz não ter dificuldades de comandar homens, desde que seja feito com humildade. “comandar homens não tem sido uma tarefa difícil, desde que seja feita com respeito e humildade. Deve-se saber orientar dentro dos ditames estabelecidos pelo regulamento disciplinar da Polícia Nacional de Angola. O bom chefe é aquele que olha para os problemas dos outros como se fossem seus. Deve relacionar as funções de chefia com essas virtudes, para que seja aceite por todos", definiu, Amélia Nanjola Gonçalves, Chefe do Estado-Maior.

A Subcomissário assegura que as suas actividades sempre foram bem aceites, tanto a nível da Corporação, como familiar. “As minhas filhas não veem o meu trabalho como um problema, porque elas foram desde pequenas se habituando e preparando, porque viam a mãe a fazer as coisas. Felizmente ingressaram na Corporação e então, lidam muito bem com a situação, tanto que, por sinal sou um orgulho para elas e funciono como um guião na vida delas”, disse.

Questionada sobre como consegue conciliar a vida doméstica com a actividade profissional, a Oficial Sénior da PNA, garantiu que não vê dificuldades, pois, segundo a responsável Policial, “a planificação é a chave do sucesso. Nisto não há segredo, devo aplicar as funções de direcção, saber programar, coordenar, planificar, controlar e gerir o meu tempo”, elucidou a Comandante Nanjola, que também é licenciada em Relações Públicas na Universidade "Polo da Utanga". ”Nos meus tempos livres gosto de arrumar a casa, colocando tudo em ordem", concluiu a interlocutora aos microfones da Direcção de Comunicação e Imprensa da PNA.