O Director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), Comissário - Andrewyong Victor de Andrade Inaculo, procedeu recentemente a abertura das III-ª Jornadas Académicas, que visam saudar o 11º aniversário do órgão.
Sob o lema, “A actuação Policial no contexto do Policiamento de Proximidade em Angola”, o evento visa debater os resultados de trabalhos académicos desenvolvidos por cadetes, sob orientação de docentes do ISCPC e comportará, mais de 50 prelectores nos mais diversos painéis, a serem discutidos até ao dia 28 de Março do ano em curso.
Na sua intervenção, o Comissário Andrewyong Inaculo considerou a realização dessas jornadas uma iniciativa louvável e necessária no contexto das actividades extra curriculares, por estarem assentes nas bases da avaliação do processo de ensino e aprendizagem, tendo, na ocasião, contextualizado a sua intervenção com base em dois grandes eixos, sendo o primeiro ligado ao perfil e a valorização do quadro docente do ISCPC e o segundo, sobre o perfil de saída dos quadros formados por aquela Instituição.
“É importante construir um processo de formação que congregue habilidades práticas aos cadetes, numa perspectiva do saber fazer, para que os futuros oficiais da Polícia Nacional e licenciados em ciências policiais e criminais, estejam à altura dos desafios que se colocam à segurança pública no contexto angolano”.
Relativamente ao lema das Jornadas Académicas 2023, o Director do ISCPC recomendou o debate dos mais variados aspectos sobre o policiamento de proximidade, tendo em conta os conhecimentos teóricos que os cadetes vão adquirindo durante a formação, mas sem esquecer a importância de contextualizar estes conhecimentos à realidade angolana.
"É importante que os nossos cadetes tenham a capacidade de analisar os mais diversos fenómenos que vão ocorrendo no contexto sócio-criminal angolano, e de trazer estes cenários para análise e debate com base no conhecimento adquirido, visando a construção de uma doutrina sobre o policiamento de proximidade ajustável à nossa realidade", finalizou o Comissário Andrewyong Inaculo.
Participaram do referido evento, os directores adjuntos, chefes de departamento, docentes, investigadores científicos e cadetes doInstituto Superior de Ciências Policiais e Criminais.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES