O Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, afirmou recentemente, em Luanda que, a situação de Segurança Pública a nível do país evoluiu positivamente, tendo assegurado medidas de reforço no combate à criminalidade, com maior incidência nos bairros periféricos das principais cidades do país, onde os crimes violentos, como o roubo, furto,agressões sexuais e outros ilícitos, ocorrem com maior frequência na calada da noite.
A garantia foi dada aquando do acto central que marcou as celebrações do 47° aniversário da PNA, ocorrido na parada do Instituto de Ciências Policiais e Criminais, Osvaldo de Jesus Serra Van-dúnem, onde a alta patente da Corporação orientou as forças Policiais no sentido de continuarem a promover campanhas de sensibilização viradas para os automobilistas e motociclistas, de modo a reduzir as cifras dos acidentes nas estradas do país.
É preciso, continuou, que se realizem operações Policiais de fiscalização e se exija o uso dos acessórios de segurança para a salvaguarda do bem, vida.
Para o número "1" das forças Policiais constitui prioridade no país, o rejuvenescimento das unidades especializadas em reacção e patrulhamento, bem como o reforço dos meios, para fazer frente aos desafios de Segurança Pública, em relação a protecção das pessoas e dos seus bens.
Arnaldo Manuel Carlos esclareceu ainda que, a PNA conta com novos meios técnicos e tecnológicos de comunicação, com a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que auxilia as forças, através do sistema de vídeo vigilância, para o esclarecimento de crimes e de questões relacionadas com a sinistralidade rodoviária.
Importa realçar que, depois da província de Luanda, agora contam com os mesmos serviços, as cidades de Benguela, Huambo e Huíla.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES