A Província de Luanda passou a contar desde o final da tarde e noite à dentro, de ontem segunda-feira, dia 27, com três novas Esquadras Policiais, construídas de raiz, que irão auxiliar no combate à criminalidade na zona do Luanda-Sul, município de Viana e nos bairros Canhanga, e Bita Tanque ll, ambas no município de Belas.
As infraestruturas, que estão devidamente apetrechadas, e adequadas à nova realidade social, foram inauguradas pelo Ministro do Interior da República de Angola, General - Eugénio César Laborinho, que esteve ladeado do Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, ( PNA), Comissário-Geral - Arnaldo Manuel Carlos.
Falando à imprensa no final dos actos, o Comandante-Geral da PNA Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos sublinhou que, as infraestruturas inauguradas "irão dinamizar" o processo de combate eficiente à criminalidade naquelas regiões.
Avançou que a inauguração das Esquadras estão inseridas no Plano de Modernização e Desenvolvimento da PNA(PMD), com vista ao melhoramento de acomodação do efectivo, e proporcionar "bom ambiente técnico e administrativo", para um atendimento adequado ao cidadão.
O Comissário-Geral aproveitou a circunstância, para apelar a sociedade no sentido de recorrem aos órgãos policiais para denúncias em caso de situações que atentam contra a segurança pública e a ajudarem na conservação das novas infraestruturas.
Por sua vez, os moradores destas zonas, que testemunharam aos actos, mostraram-se satisfeitos com o surgimento das instalações, tal como contou a reportagem da imprensa da Corporação, a cidadã, Ana Maria, que reside há vários anos no bairro Luanda-Sul. "O surgimento da esquadra, constitui uma mais valia para todos nós, os moradores", disse a cidadã, visivelmente feliz, apoiada pelos seus vizinhos.
Já o cidadão, António Peroteu, que reside no bairro Canhanga, há Oito anos, disse que a esquadra, que acabou de ver inaugurada, irá permitir uma maior aproximação entre a PNA e os moradores dos bairros Jacaré, Canhanga e Tanque l, garantindo assim o aumento do sentimento de segurança e da tranquilidade pública.
Refira-se que, durante as inaugurações foram atribuídas uma viatura para cada esquadras para reforçar o patrulhamento auto nas comunidades.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES