SEGURANÇA HIGIENE E SAÚDE NAS INSTITUIÇÕES CASTRENSES ABORDADA EM PALESTRA

07/05/2023 || 11:07:24


Efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional, em Luanda, em coordenação com os da Direcção dos Serviços de Saúde da Corporação, promoveram, recentemente, uma palestra subordinada ao tema: Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, nas Instituições Castrenses, direcionada aos efectivos dos distintos órgãos que compõem o Ministério do Interior, que visou ilucidar os efectivos sobre os riscos da falta de higiene e a importância da prevenção de doenças no local de trabalho.

O certame decorreu no anfiteatro do CPL, sob a prelecção do Inspector-chefe bombeiro e instrutor de atendimento pré-hospitalar, Ângelo da Paixão Lau Ganga, que ao dirigir-se aos presentes, começou por definir a segurança no local de trabalho como sendo o conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, ao passo que, a  higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais.

Ângelo da paixão frisou ainda que, a segurança e a higiene no local de trabalho, tendem, entre outros aspectos a proporcionar aos funcionários melhores condições de trabalho, porém, disse, que é preciso colocar em prática todas medidas de segurança e higiene, a fim de evitar o risco de contrair doenças ou acidentes de trabalho. Logo, a segurança, higiene e saúde no trabalho surgem para permitir a prevenção de várias situações no decorrer das actividades laborais. 

"Antes de qualquer cidadão ser admitido em qualquer instituição de emprego, é necessário e importante ser submetido a vários exames, para despistar algumas doenças que pode acarretar, para que não se confunda como uma doença de trabalho", alertou a prelector.

De acordo com o palestrante existem várias doenças que são consideradas do trabalho, como a surdez que é a perda auditiva, a cegueira ou perda da visão, a lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, assim como a depressão.

Refira-se que, testemunharam o acto Membros do Concelho do Comando Provincial de Luanda e efectivos a distintos níveis.