O Comandante Municipal, da Polícia Nacional de Angola, em Benguela, Superintendente - Filipe Moma Cachota, manteve, recentemente, um encontro com os membros da Liga de Apoio a Integração dos Deficientes (LARDEF), cujo objectivo foi auscultar as preocupações relativas a segurança pública que aflige aquela franja da sociedade.
O Comandante, na sua intervenção garantiu aos membros daquela associação, que as Forças Policiais irão actuar incisivamente, para garantir a segurança dos cidadãos com limitações físicas que forem fazer denúncias ou participações nas salas dos Piquetes das Esquadras e dos Postos Policiais.
"Pois são cidadãos que gozam de direitos e deveres como qualquer outro cidadão, não obstante a sua condição física", afirmou o Comandante Municipal.
Filipe Cachota reconheceu as insuficiências dos efectivos da Corporação a nível das esquadras daquela zona, face a carência de meios e prometeu capacitar os efectivos relativamente a linguagem gestual, bem como um certo domínio do sistema "Braille”, no sentido de dar soluções adequadas às situações.
Por outro lado, o Director Provincial da Lardef, Filipe Socunjo, mostrou-se satisfeito com o gesto da Polícia e avançou que, a questão da segurança pública constitui uma grande preocupação, uma vez que, muitos deficientes têm atravessado situações de violência doméstica e agressões físicas, acabando por consentir esses actos por falta desses serviços nas esquadras.
"Agradeço o facto das autoridades Policiais olharem para esta situação e darem soluções, a fim de, nos próximos dias pudermos assistir muitos dos nossos associados e não só, a serem atendidos nas salas dos piquetes como qualquer outro cidadão", augurou o Director da Associação.
Ao terminar, o Comandante Municipal procedeu a doação de bens de primeira necessidade, para acudir alguma carência registada pelos associados, com problemas auditivos e visuais.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES