POLÍCIA ANGOLANA E DA REPÚBLICA CHECA VÃO FORTALECER RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA PÚBLICA

28/04/2023 || 01:04:09


O Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, recebeu, no dia 27 de Março, na sala de reuniões do Comando Geral, em Luanda, uma Delegação da República Checa, chefiada pelo Subsecretário de Estado dos Negócios Estrangeiros daquele país da Europa Central, Radek Rubes, com quem trocou impressões, no sentido de fortalecer a cooperação bilateral existente entre os dois países, no domínio da segurança pública, com destaque para a formação técnica canina e combate aos crimes cibernéticos que preocupam o mundo.

A mais alta patente da Polícia Nacional Angolana, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, mostrou-se maravilhado com o fortalecimento das relações, afirmando que, o encontro representa uma nova era que irá oferecer desenvolvimento à PNA, em vários domínios com destaque para a troca de informações Policiais e assistência mútua, particularmente no combate ao crime, com destaque aos crimes cibernéticos.

"A República Checa tem grandes experiências, principalmente, na investigação de crimes, nos domínios da técnica canina, combate de crimes cibernéticos e também no apetrechamento de meios. A sua assistência ou o incremento das relações com a Polícia homóloga será de grande importância, uma vez que, a República Checa, é um país moderno, em termos de equipamentos e capacidade militar", reconheceu, o Comissário-Geral da PNA.

Para o Comandante-Geral da PNA, "o mundo, hoje é global, o que motiva os criminosos a aproveitarem-se para a prática de crimes cibernéticos". Por este facto, Arnaldo Manuel Carlo, entende que urge a necessidade da cooperação, face as valências que o país checo apresenta.

"Qualquer instrumento de cooperação entre a Polícia Angolana e a Polícia Checa, será de grande valia, sobretudo no que diz respeito a cooperação necessária para o combate ao crime, e também a assistência que possa elevar a nossa capacidade de enfrentamento aos demais desafios actuais de segurança pública", concluiu o Comissário-Geral.

No uso da palavra, o Subsecretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Radek Rubes, destacou o interesse da cooperação bilateral entre as duas polícias, acreditando nas valências que a Polícia angolana poderá adquirir com a formação de técnicas canina e de combate à criminalidade cibernética.

Participaram do encontro membros do Conselho Superior de Polícia e representantes do Ministério do Interior