SUZANA GASPAR - A MULHER QUE TROCOU O DESPORTO PELA FARDA LIDERA UM BATALHÃO E SONHA COM O CARGO DE COMANDANTE-GERAL

27/04/2023 || 02:22:45


A Intendente - Suzana da Costa Gaspar é uma jovem mulher que exerce o cargo de Comandante do Batalhão de Juramento de Bandeira, na Escola Prática de Polícia, com orgulho e determinação, após a sua passagem pelas lides desportivas e foi no Clube 1° de Agosto, onde praticava de forma profissional o andebol, que se  apaixonou pela farda azul, decidindo firmemente ingressar nas fileiras da Corporação e dedicar-se de forma exemplar ao cumprimento da missão, sonhando alcançar o cargo de Comandante-Geral.

No âmbito da rubrica "Abril Jovem", a nossa reportagem ouviu o bravo efectivo feminino da Polícia Nacional, nascida em Luanda, no município com o mesmo nome, encontrando-se destacada no Departamento do Corpo de Alunos da Escola Prática de Polícia, onde diariamente capacita um batalhão de homens e mulheres para enfrentarem os desafios da manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
 
Indagada sobre o seu percurso, a Intendente contou que ingressou nas fileiras da Polícia Nacional de Angola (PNA), através de um concurso público realizado em 2007 e em 2008, foi chamada para participar no 7° Curso Básico, na Escola Nacional de Polícia de Protecção e Intervenção (ENPPI) ex Capolo II, sublinhando que o seu empenho, dedicação e o seu corpo atlético levou à que os instrutores vissem nela um potencial, facto que os levou a  seleccioná-la para compor a equipa de formadores da Escola Capolo-2, tendo neste período sido indicada para monitorar a Cátedra de Preparação Física e Defesa Pessoal e ao mesmo tempo  nomeada para a função de Instrutora de Defesa Pessoal, bem como de Táctica e Técnica de Combate.

"Como Comandante de Batalhão sinto-me orgulhosa por ter que cumprir essa responsabilidade de máxima importância, porque não é fácil lidar com pessoas de educação, carácter e personalidades diferentes. Considerando que os seres humanos não nascem prontos, a Escola Prática sendo um Órgão castrense, tem como objectivo, treinar novos compatriotas para os desafios vindouros", disse à nossa fonte, acrescentando que, "como quem corre por gosto não se cansa", encara e ultrapassa as dificuldades como um aprendizado.

A Oficial Superior recorda que a missão que a marcou, foi quando se deslocou de Luanda ao Huambo, para o encerramento de mais um curso básico, pelo facto de ter deixado os filhos adoentados, sob os cuidados dos familiares.

"Foi um aperto tremendo, uma decisão difícil de tomar, mas como diz o slogan "Pela Ordem e Pela Paz, ao Serviço da Nação; cumprir, cumprir e cumprir", afirmou convicta a Comandante.

A Intendente "EDUCA" como é tratada nas lides Policiais revelou que pretende alcançar o grau mais elevado da Corporação e tem como fonte de inspiração, a Comissário-Chefe, Elizabeth Maria Ranque Franque e a Subcomissário Anisabel Gourgel Santana.

Fora da vestimenta Policial, a Oficial Superior é esposa, mãe de dois  filhos e a cassula de 9 irmãos, relatando que prima muito pela sua  família.

Questionada sobre como concilia as duas tarefas, disse que o seu maior medo é falhar como mãe e profissional, por essa razão, procura equilibrar da melhor forma possível, de modo a conseguir dar respostas positivas e alcançar os seus sonhos.

Em relação ao seu percurso no desporto, a jovem Polícia deu a conhecer que, foi atleta profissional de andebol e que iniciou a carreira desportiva no Atlético do Sambizanga, terminando o ciclo no clube desportivo do 1° de Agosto, experiência que, segundo ela, foi crucial para o seu ingresso na PNA. 

No final, a nossa entrevistada afirmou que nasceu para liderar, por isso cumpre com zelo as missões que lhe são incumbidas.