EFECTIVOS DA UNIDADE AEROPORTUÁRIA CONCLUEM PRIMEIRO CURSO DE DETENÇÃO E ABORDAGEM PREVENTIVA

21/04/2023 || 09:10:26


Um total de 25 efectivos da Unidade Aeroportuária da Polícia Nacional de Angola, concluiu, ontem, dia 20, em Luanda, o Primeiro Curso de Técnicas de Detenção e Abordagem Preventiva, ministrado por formadores da Rede Europeia de Polícia Aeroportuária (AIRPOL), no âmbito da cooperação bilateral entre AIRPOL e a Polícia Nacional de Angola.
  
O acto de encerramento, que decorreu na sala  de reuniões do Terminal de Voos Domésticos (TVD), foi presidido pelo Comandante interino da Unidade Aeroportuária da PNA, Subcomissário, Martins Figueiroa Caluyombo, que considerou  "ser uma mais-valia a formação, agrega valores e fortalece o desempenho operacional do efectivo, no garante da Segurança Pública, igualmente a segurança de aviação civil" disse o Responsável. 

"Com esta formação, estamos confiantes que há elevação das competências dos técnicos recém-formados no combate aos actos de interferências ilícitas, terrorismo tráfico de drogas marfim, ser humanos e outros, no recinto dos Aeroportos", atestou o Oficial Comissário.

Por último, o Subcomissário apelou aos participantes do primeiro curso, a dedicar maior engajamento e serenidade na actuação objectiva de abordagem, de modo a garantir um melhor serviço de vigilância, primando nos princípios preventivos.

A formação, que teve a duração de três dias, terminou com exercícios práticos e avaliação aos formandos, que, com "exatidão" empregaram os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, aplicando técnicas de detenção e abordagem preventiva nas salas de embarque e desembarque dos Vôos internacionais e domésticos, do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Testemunharam o acto de encerramento, o Coronel, Carlos Alberto Carvalho Felizardo, oficial de ligação do Ministério de administração de terras de Portugal, o Superintendente, Adelino Feijó, Chefe de Departamento de Intercâmbio e Cooperação Multissetorial da Direcção de intercâmbio da PNA e membros do Conselho da UA.