INSPECTOR--CHEFE ANTONICA BAPTISTA- A JOVEM MECÂNICA QUE CUIDA DA MANUTENÇÃO DOS HELICÓPTEROS DA UNIDADE DE AVIAÇÃO DA PNA

18/04/2023 || 07:19:20


Antonica Notícia Baptista é a jovem, efectiva da Polícia Nacional de Angola, que tem a missão de "cuidar" dos helicópteros da Corporação na Unidade de Aviação da Polícia Nacional de Angola (PNA).

A Inspector-Chefe, até ao momento, a única mulher a exercer a função de mecânica de helicópteros na Corporação, conta que a paixão pela aviação surgiu aos 20 anos de idade, após ver um anúncio de concurso de ingresso para candidatos ao curso de pilotos mecânicos para PNA, afixado no Instituto Médio de Topografia Geográfico e Cadastral de Angola, onde, na altura, estava a terminar o ensino médio.

"Amo o que faço, sempre foi minha paixão trabalhar na área técnica, razão pela qual fiz o superior em engenharia de petróleo", contou a jovem mecânica.

A oficial subalterno revela que, nem mesmo as dificuldades de transporte que se viviam naltura a demoveu de se dirigir ao Instituto Superior de Ciênciais Policiais e Criminais (ISCPC), a fim de efectuar as inscrições para a vaga de piloto mecânico. "Foi muito difícil chegar ao local, porque na época, haviam poucos táxis para zona sul, tivemos que ir de caminhão e, de igual modo, regressar de camião e graças à Deus, fui seleccionada para segunda fase e fizemos os testes na Força Aérea Nacional, onde mais uma vez fui a única senhora, num universo de 15 rapazes que, embarcou para República Federativa do Brasil, a fim de frequentar o curso de manutenção de aeronaves na Agência Nacional de Aviação Civil Brasileira (ANAC)", contou a interlocutora à equipa de reportagem da imprensa da PNA, no âmbito da rubrica "Abril Jovem", dedicada aos jovens que se destacam na Corporação.

"Após o nosso regresso para o país, frequentamos o curso Básico de Polícia, isto no ano de 2009 na Escola Prática de Polícia", acrescentou a Inspector-Chefe.

Questionada sobre os procedimentos técnicos a serem efectuados antes de um helicóptero decolar, a entrevistada contou que, " normalmente é feita a análise dos componentes para que seja dado o aval para a realização do vôo. Verifica-se a carta do dia anterior, se foi reportada alguma anomalia, caso sim, verifica-se se foi solucionada, depois disso, faz-se um check up de 360 graus ao aparelho e feito isto, faz-se o levantamento do vôo", explicou a especialista, aclarando que, a nível da aviação civil, as manutenções têm níveis e carecem de certificações, que permitem definir o nível de intervenção da manutenção", aclarou a Inspector-chefe.

Comentando sobre a emancipação da mulher, a entrevistada manifestou o desejo de ver um dia uma mulher a exercer o cargo de Ministra do Interior ou de Comandante-Geral. "A desmotivação não deve ser um elemento para gente não realizar os nossos sonhos, se tivermos amor e dedicação as coisas acontecem " finalizou à mecânica de helicópteros da Polícia Nacional de Angola.