O Núcleo de Especialistas em Estudos de Comportamentos Desviantes (NEECODE) homenageou, ontem, sexta feira, dia 31, a Presidente da Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA), Comissário-Chefe, Elisabeth Maria Ranque Franque, considerando brilhante a sua trajectória castrense, que teve o seu marco nas Forças Armadas Angolanas, seguido de incorporação na PNA, um percurso que levou o NEECODE a qualificá-la como uma "Lenda Viva" Na PNA.
No discurso lido pelo Presidente da referida instituição, Joaquim Bastos Lopez, Elisabeth Ranque Franque foi espelhada como "mulher dócil, de trato fácil, amiga, companheira mãe, avô, tia e uma verdadeira dona de casa". "Trata-se de uma mulher de bravura, zelo e de competência", lê-se ainda, no discurso de elogio à Comissário-Chefe, inserido nas actividades da referida Associação, no âmbito das actividades alusivas ao "Março Mulher.
Durante o evento ocorrido nas instalações do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais ( ISCPC), Elizabeth Maria Ranque Franque foi ainda presenteada com um quadro fotográfico com a sua imagem buquê de flores, em demostração ao afecto e carinho nutrida pela actual Conselheira do Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola.
Por sua vez, a homenageda mostrou-se bastante emocionada e agradeceu ao gesto do NEECODE, reconhecendo não é facil ser modelo, por requerer capacidade de liderança.
"Para ser exemplo dos exemplos, temos que ser os primeiros", apontou a líder da REMPA.
No final, Elisabeth Ranque Franque anunciou para breve uma parceria com o NEECODE e recomendou a camada jovem que deseja ingressar nas fileiras da Corporação, a assumir um compromisso sério.
"A profissão de Polícia é para casar com ela, eu abracei a causa que nem sequer pensei ou sonhei", revelou.
O evento contou também com um momento cultural que foi marcado com músicas, pela banda do ISCPC que animou os participantes com canções do rico repertório do musicol nacional e internacional.
Participaram da actividade, a Directora Adjunta do ISCPC para Área de Administração e Serviços, a 2° Comandante Provincial da PNA no Namibe, Membros do NEECODE, Oficiais Superiores, Subalternos Subchefes, Agentes e Trabalhadores Civis.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES