O Departamento Provincial de Saúde do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional de Angola, promoveu, recentemente, uma palestra que visou elucidar as mulheres Polícias sobre os cuidados a ter com a região íntima, bem como das doenças do fórum ginecológico.
A palestra decorreu no anfiteatro do Comando Provincial de Luanda, sob prelecção da chefe do Departamento Provincial de saúde, Superintendente - Maria Célia da Silva, que ao dirigir-se aos presentes começou por definir a higiene íntima como medidas de anseios e acções gerais que promovem o bem-estar físico, sublinhando que, a falta de equilíbrio e a higienização inadequada das partes íntimas gera doenças, facilita a migração de bactérias e fungos que provocam infecções do trato urinário e genitário.
Cecília da Silva frisou ainda sobre os cuidados a ter na escolha do produto para efectuar a higienização do órgão genital, bem como sobre a forma correcta para o efeito, acrescentado para a necessidade de se evitar o uso de produtos que contém o PH acima de 07, uma vez que alteram o PH da flora vaginal responsável pela protecção e defesa das bactérias na região íntima.
"A higiene íntima deve ser efectuada de frente para trás, e nunca o contrário, lavar os órgãos com água corrente até doí minutos, em movimentos circulares, porém, nada vale uma boa higiene se a roupa íntima não for bem limpa", aconselhou a especialista de saúde.
Por seu turno, o especialista de Saúde Pública, Agente, Adilson Soto Mayor, explicou que a sexualidade não deve ser tabu, pós contém um enorme impacto para o bem-estar da mulher, assegurando que alivia o stress e combate inúmeras doenças cardiovasculares, assim como reduz dores musculares.
Importa salientar que, a actividade enquadra-se nas festividades do Março Mulher, promovida pela Rede da Mulher Polícia.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES