O Comandante Provincial da PNA em Benguela, Comissário, Aristófanes dos Santos, orientou, na tarde de ontem, ao efectivo do seu pelouro, a actuar de forma pedagógica, com vista ao reforço da prevenção e combate aos actos que atentem contra a ordem e tranquilidade pública e avisou que os efectivos do seu Comando e automobilistas que insistem em conduzir sob efeitos de álcool serão submetidos ao teste de alcoolemia.
O Comissário, que falava durante a reunião de realinhamento da estratégia de asseguramento a quadra-festiva, exortou aos efectivos a aconselhar os cidadãos a não praticarem actos criminais ou outros contrários a lei, a moral e aos bons costumes e orientou o uso da força apenas em situações extremas, após o esgotamento de todas possibilidades de diálogo.
Por outro lado, o Comandante Provincial ordenou tolerância zero, a todos aqueles automobilistas que insistirem na condução sob efeito de álcool, "por constituirem perigo, não só a eles próprios, como a todo ambiente rodoviário.
"Devemos primar as nossas acções de forma pedagógica, aconselhando os cidadãos a não cometerem crimes ou outra conduta contrária a lei, a moral e aos bons costumes. Só vamos actuar de forma veemente quando esgotarem todos os recursos de conversa, porém devemos ser implacáveis aos que conduzem sob efeito de álcool, pelo que declaramos tolerância zero àquele condutor que submetido ao teste de alcoolémia, lhe seja diagnosticado com álcool no sangue que ultrapassa o regulado por lei" disse o responsável da segurança interna na província.
Já aos membros do Conselho Consultivo reforçou o apelo a responsabilidade na fiscalização dos trabalhos, submetendo, igualmente os agentes, ao teste de alcoolémia, sobretudo os que apresentem indícios, " pois nenhum agente deve ir ao terreno sob efeito de álcool, sob pena de molestar gratuitamente o cidadão.
O número um do MININT em Benguela esclareceu que a presença massiva da Polícia na rua, não é para proibir os cidadãos de viver e conviver, mas antes para que eles possam festejar em paz e em segurança, reconhecendo que neste ano o trabalho será mais exigente, contrariamente ao período anterior em que haviam restrições por força da covid-19.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES