A Presidente da Comissão de Defesa, Segurança Nacional, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da Assembleia Nacional, Ruth Mendes, que manteve no dia 24, um encontro com o Comandante-Geral, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos e a sua delegação que efectuava uma visita àquela casa das leis, avaliou positiva a interacção e a troca de experiências entre os membros da Polícia Nacional e os deputados.
A deputada e presidente da Comissão de Defesa, Segurança Nacional, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da Assembleia Nacional, Ruth Mendes, destacou , no final do encontro, o trabalho da Polícia Nacional, sublinhando a relevância que a visita representa para o conhecimento da actividade policial no seio dos deputados, tendo avançado ainda aos jornalistas que, a visita serviu para incentivar maior aproximação entre a Polícia e os deputados, assim como encontrar melhor mecanismos para soluções de segurança da população.
A deputada lembrou que
a Assembleia Nacional é um órgão de soberania nacional, a qual compete, a elaboração das leis que regulam a actividade dos órgãos de Estado e da sociedade Angolana no geral.
"É sempre bom os cidadãos nacionais, no caso, os oficiais da Polícia Nacional conhecerem a casa das leis para se inteirarem da sua organização e funcionamento e manterem alguns contactos entre a 2ª comissão e o Ministério do Interior para o estreitamento das relações institucionais”, frisou Ruth Mendes.
Por sua vez, o Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário Geral, Arnaldo Manuel Carlos, sublinhou que a visita representa um gesto de reconhecimento ao poder legislativo como fonte de produção das leis que dão legitimidade a actividade policial.
O Comandante-Geral referiu ainda que a visita teve como objectivo “criar proximidade e dizer aos senhores deputados que a Polícia Nacional é um órgão criado do ponto de vista legal para garantir a segurança e proteção das pessoas e bens”.
Na ocasião , o Comissário-Geral, Arnaldo Carlos, assegurou no encontro que a "situação da criminalidade está controlada a nível do país" tendo considerado estável a situação , "até porque tem havido uma redução substancial desta prática, fruto das acções de policiamento de proximidade, junto das populações", enfatizou.
O número "1" da Corporação azul aproveitou a oportunidade para apresentar aquela entidade parlamentar e deputados presentes os distintos responsáveis das áreas que compõem o Comando Geral da Polícia Nacional.
Refira-se que, a visita a Assembleia Nacional enquadrou -se nas comemorações do 47º aniversário da Polícia Nacional, tendo o Comandante-Geral da corporação, Comissário-Geral Arnaldo Carlos e a sua comitiva sido recebida em audiência, pela Presidente Carolina Cerqueira, com quem abordou essencialmente questões ligadas à segurança pública.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES