REMPA DOA BOLSAS DE SANGUE À MATERNIDADE LUCRÉCIA PAIM

22/02/2023 || 10:24:44


Mais de trinta e sete efectivos femininos pertencentes a Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA) doaram, no dia 17 de Fevereiro, em Luanda, 12 bolsas de sangue a Maternidade Lucrécia Paim, acto enquadrado nas festividades do 47º aniversário da PNA, à celebrar no dia 28 de Fevereiro, sob o lema "Doe Sangue e Seja Solidário".

A actividade foi coordenada pela Chefe do Departamento de Saúde da PNA, Superintendente, Dora Vitorino, que na oportunidade fez saber que, estão prontas para salvar vidas, em todas as circunstâncias. "Somos mães, irmãs e somos patriotas, acima de tudo efectivo da Polícia Nacional de Angola. Temos uma profissão de risco, por isso é que nós os militarizados somos sempre os primeiros na linha de frente no processo de doação de sangue", disse.

De acordo com a Oficial Superior, para uma cirurgia do coração, são precisas mais de seis bolsas de sangue e que um doador voluntário doa em média quatro vezes ao ano e nós PNA somos chamados a abraçar a causa", reconheceu a responsável.

Por seu turno, o médico do Hospital Lucrécia Paim, Gerónimo Luís, agradeceu as mulheres da farda azul pela nobre iniciativa e presença, que para o responsável, as mesmas não mediram esforços para doar um pouco do seu sangue para salvar as suas compatriotas.

Segundo Gerónimo Luís, o sangue é um método de tratamento substitutivo que salva muitas vidas e a das mulheres que principalmente acorrem a instituição em que funciona, para terem o bebé seja de parto normal ou não, sempre perde sangue e que muitas, devido o tamanho do bebê e a incompatibilidade do canal do parto, desenvolvem hemorragias. "Com isso quero dizer que, seja o parto natural ou por cirurgia devemos sempre ter a presença de sangue", rematou o especialista.