ENALTECIDA PRONTIDÃO DAS FORÇAS NO ASSEGURAMENTO DA QUADRA FESTIVA

09/01/2023 || 12:02:57


O Governador Provincial do Cuando Cubango, José Martins, ladeado pelo Comandante Provincial do Cuando-Cubango da Polícia Nacional de Angola e Delegado do Ministério do Interior, Comissário - José Alberto Chinhama, enalteceu, recentemente, o engajamento das forças de defesa e segurança pela prontidão e postura demonstrada durante o asseguramento da quadra festiva, a nível da província.

A exaltação foi feita na Unidade Territorial da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), no bairro S. José, em Menongue, quando presidia o acto de encerramento da operação "Quadra Festiva Segura", levada à cabo pelos Órgãos do Ministério do Interior (MININT), em cooperação com os outros órgãos de Defesa e Segurança a nível da Província.

Na sua intervenção, o governador apresentou a preocupação do executivo angolano na aposta da valorização e geração de melhores condições do ponto de vista técnico e social dos efectivos à distintos níveis dos Órgãos de Defesa e Segurança, no âmbito do reforço à prontidão de segurança e o combate às más- praticas no seio da sociedade.

Por sua vez, o Comandante Provincial, Comissário - José Alberto Chinhama, manifestou o seu profundo agradecimento ao Governo Provincial do Cuando Cubango, na pessoa do Governador provincial, pela disponibilidade em presidir a formatura geral que marcou o fim da prevenção do asseguramento à quadra festiva 2022/2023, na base da Directiva do Ministro do Interior e do plano operativo do Comandante-Geral da PNA.

O Comissário informou que a operação alcançou resultados positivos durante a operação "Quadra Festiva Segura", tendo em conta a redução das cifras criminais, sinistralidade rodoviária, violações de fronteira estatal Angola/Namibia e Zâmbia, bem como, o aumento da fiscalização migratória, controlo penal, prevenção contra incêndios, salvamentos e calamidades naturais.

Alberto Chinhama enalteceu também a cooperação e harmonização entre os outros órgãos de Defesa e Segurança e a colaboração das autoridades administrativas, tradicionais, eclesiásticas e sociedade civil, que permitiram alcançar “resultados positivos".

"Temos a honra de expressar o sentimento de confiança e a renovada gratidão pela missão cumprida, apesar dos vários constrangimentos de ordem conjuntural, enfrentados e que serão transformados em desafios na nossa missão futura", concluiu o Comissário José Alberto Chinhama.

Testemunharam o acto, distintos membros do governo provincial, do Conselho Consultivo da Delegação do MININT, dos Órgãos Executivos, Oficiais, Subchefes, Agentes, trabalhadores civis, representantes do Comando da 5ª Divisão de Infantaria da Região Militar Sul e da Delegação Provincial do SINSE.