COMANDANTE-GERAL TESTEMUNHA ASSINATURA DE ACORDO PARA REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA DA INTERPOL EM ANGOLA

19/10/2022 || 08:39:07


O Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, testemunhou, hoje, em Nova Deli, capital da República da Índia, a assinatura do “Acordo de Privilégios e Imunidades”, que permite à Polícia angolana organizar a 26ª Conferência Africana da Interpol, marcada para Outubro do próximo ano.

O acordo foi assinado à margem do segundo dia de trabalho da Assembleia-Geral da INTERPOL, pelo Secretário de Estado do Ministério do Interior de Angola (MININT), José Paulino Cunha da Silva e o Secretário-Geral da Organização Internacional da Polícia Criminal, (INTERPOL) Jurgen Sotck, acto que foi, igualmente, testemunhado pelo Diretor-Geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Comissário-Chefe António Paulo Benje, o Director Nacional de Intercâmbio e Cooperação do MININT, Comissário José Dembi e o Director do Gabinete da INTERPOL em Angola, Subcomissário Destino Pedro.

O documento permitirá que a Organização Internacional de Polícia Criminal, cumpra com as missões definidas na sua constituição, facilitando a cooperação Policial internacional e o funcionamento dos seus órgãos, bem como a cumprirem com os ditames que regem a organização.

Na ocasião, o Secretário-Geral da INTERPOL reconheceu o empenho de Angola na fortificação das acções da organização em África e no mundo, em geral, pelo que considerou ter sido com agrado a assinatura do referido acordo, para que “o maior evento da organização em África tenha lugar em Angola, no mês de Outubro do próximo ano”. Já o Secretário de Estado do Ministério do Interior, José Paulino, sublinhou que Angola é um dos membros mais activos da INTERPOL e assegurou que a governo angolano tudo fará para honrar os compromissos internacionais assumidos, na condição de Estado membro da INTERPOL.

Refira-se que, Angola apresentou a sua candidatura para albergar a 26° Conferência Regional Africana durante a realização da 24ª Sessão, que se realizou em Kigali, República do Ruanda, de 05 a 07 de Fevereiro de 2019. Na ocasião, Angola pretendia albergar a 25° Conferência Regional Africana da INTERPOL, mas por razões objectivas e a pedido do Benim que se propôs acolher a 25° Sessão, Angola cedeu ao pedido daquele País.