A Polícia Nacional de Angola tomou conhecimento de 58 protestos, 14 vandalizacões e 09 tentativas de vandalização que culminaram em 165 detidos, nos últimos 15 dias, após o acto de votação.
A informação foi avançada, recentemente, em conferência de imprensa, pelo director de Segurança Pública da Corporação, Comissário Orlando Bernardo, que destacou o registo de julgamentos que resultaram na pena de multa e prisão de seis meses nas províncias de Luanda e Huambo.
O responsável policial explicou que, na província de Benguela, foi registado uma tentativa de vandalização no comité provincial do partido PRS, situado no município de Benguela, acção protagonizada por delegados de lista do referido partido, que reivindicavam o pagamento dos subsídios, resultando na detenção de dois cidadãos.
Já na província de Malanje, de acordo com o também porta-voz do Posto de Comando para o Asseguramento das Eleições, a Corporação registou o protesto de 200 delegados do PRS, que reclamavam, igualmente, o pagamento de subsídio por terem participado do processo eleitoral.
"Na província da L.Norte registaram-se três casos de vandalizacões dos comités dos partidos PRS, FNLA e Coligação CASA-CE, protagonizados por delegados de lista, tendo-se subtraído no Comité do partido PRS 150 cadeiras, 60 bandeiras, 01 computador e 01 quadro do presidente do referido partido, o que resultou na detenção de 12 presumíveis autores", detalhou, Orlando Bernardo, assegurando a recuperação de 46 cadeiras
Na província do Moxico, continuou o interlocutor, a PNA registou dois protestos ocorridos no município do Luena, defronte às instalações da TPA, protagonizados pelos delegados de lista da Coligação CASA-CE e do partido FNLA, que reivindicavam o pagamento dos seus subsídios, por alegadamente terem, igualmente, participado do pleito eleitoral.
O Comissário deu a conhecer, ainda, que, na província de Luanda, foram registados protestos no município de Viana, bairro Capalanga defronte a sede do partido PRS, protagonizados por cerca de 300 delegados de lista do referido partido, que também reivindicavam o pagamento dos seus subsídios.
O Director da DISPO apontou também o registo da vandalização de seis autocarros no município de Viana, com 26 detidos, protagonizada por cerca de 300 delegados de lista do PRS, na sequência dos protestos para reivindicação do pagamento dos seus subsídios.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES