POLÍCIAS ANGOLANA E NAMIBIANA ASSINAM ACORDO DE TROCA DE INFORMAÇÕES PARA BANIR CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS

13/11/2022 || 09:06:07


Um acordo, que visa o reforço de troca de informações policiais entre Angola e a Namíbia, com vista a banir os crimes transfronteiriços foi assinado, em Luanda, na última sexta-feira, 11, dia da independência nacional, pelo Director de Informações Policiais da Polícia Nacional de Angola (DINFOP/PNA), Comissário António Bernardo, e o Chefe da Direcção Especial Petrus Amadhila, da Polícia Namibiana (NAMPOL).

A ACTA ACORDO, assinada no final da 1ª Reunião Conjunta entre os Órgãos de Inteligências de Angola e da Namíbia, que decorreu desde quarta-feira, 09, até o dia 11 e prevê que os departamentos de Informações Policiais da PNA e da NAMPOL, trabalhem de forma coordenada na troca de informações, de modo a reforçar o combate aos crimes de tráfico de armas, de seres humanos, contrabando, homicídios, roubos de veículos e de mercadorias.

Falando à margem do último dia deste encontro, o Director do DINFOP da PNA António Bernardo, sublinhou que, entre as Poliacias das duas Repúblicas (de Angola e da Namíbia), existem "fortes laços históricos e culturais, bem como, uma forte cooperação com os órgãos de Justiça”.

Já o Chefe da Direcção Especial da Polícia Namibiana (NAMPOL), Petrus Amadhila, reiterou  que a Polícia namibiana tem um ramo especial de inteligência que reporta directamente ao Comandante-Geral local, as suas acções para melhor gestão do órgão.

Áreas como gestão da ordem pública, segurança rodoviária, investigação sobre crimes cibernéticos, patrulhamento náutico, montagem de viaturas policiais e outras fazem parte da Acta Acordo assinada no dia 11 do corrente mês, nas instalações do Hotel Celeste, que se situa na zona da Tourada.

Refira-se que, a delegação Namibiana foi recebida na Quarta-feira, 09, pelo 2º Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe António Pedro Kandela, em representação do Comandante-Geral, Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos, que desejou boas-vindas à comitiva, dando indicadores dos objectivos que Angola pretende com a Namíbia, no estreitamento da relação bilateral, no âmbito do combate aos crimes transfronteiriços.

Os participantes foram brindados com uma informação pelo Comissário Felix Wpongo, Chefe das Operações da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola (PGFA), em representação do Comissário-Chefe Jose Moniz, Comandante daquela força policial, que, no entanto, foram prestadas informações sobre incidentes criminais que se revelam de grande importância e que dão indicadores da necessidade de haver esta relação entre as duas Polícias.
Testemunharam o acto a Subcomissário Anisabel Santana, Directora adjubnta do Intercâmbio da PNA e membros da sua direcção.