NOVO COMANDANTE DA GUARDA FRONTEIRA QUER UNIDADE NAVAL MAIS PROACTIVA

13/11/2022 || 09:04:42


O novo Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola ( PGFA ), Comissário-Chefe, José Domingos Moniz, pretende ver a Unidade Naval, adstrita ao organismo que dirige, mais proactiva na defesa dos limites marítimos, fluviais e lacustres do País.

Na recente visita de constatação do estado organizativo e funcional da Unidade Naval, José Domingos Moniz recordou que, superiormente, lhe foi orientado a elevar os níveis de organização e dinamização da Polícia de Guarda Fronteiras, tendo em conta a sua missão de vigilância e protecção das fronteiras angolanas.

Na ocasião, o novo homem forte da PGFA observou que o desdobramento de forças e meios colocados à disposição da Unidade Naval é um "ponto forte" nas frentes operacionais de patrulhamento em toda a extensão do território nacional.

"Devemos identificar os pontos a melhorar, que, no fundo, acabam sendo as insuficiências de mais meios operacionais e uma comunicação proactiva para melhor promover os resultados das nossas acções", sublinhou o Comissário-Chefe perante membros do Conselho Consultivo do Comando da PGFA.

Localizada na costa marítima luandense, concretamente no município de Cacuaco, a Unidade Naval da Polícia de Guarda Fronteiras tem ainda como vocação prevenir e reprimir a imigração ilegal e crimes conexos, fazer cumprir os tratados internacionais sobre o mar, bem como prestar auxílio aos casos de naufrágio e sinistros nas águas angolanas.