O Director da Direcção de Doutrina e Ensino Policiais, Comissário Morais Quifica e o Chefe do Departamento de Direitos Humanos da Direcção de Educação Patriótica, Superintendente Herlander Lima, nas vestes de académicos, pesquisadores e professores universitários, em co-autoria com mais quatro autores procederam, na quarta-feira, dia 09, no Memorial Dr A.A. Neto, ao lançamento da obra científica intitulada "Compromisso de Estado, Contribuição Geracional para Governação", um livro científico cujo objectivo se resume na partilha do conhecimento científico susceptível de contribuir para desenvolvimento do País fundamentalmente no domínio das Políticas Públicas.
O acto foi dirigido pelo Professor Catedrático da Universidade Agostinho Neto Dr. André de O. Sango, que na ocasião, encorajou a aquisição da obra por parte de todos os gestores públicos, tendo em atenção as pertinentes propostas do livro, no domínio das políticas públicas.
O livro versa sobre as seguintes temáticas: Religião e Segurança, a Ética na Política, Desafios da Formação Profissional Contínua, o Estado de Bem-Estar Social em Angola, As Ameaças Exponenciais e Tripla Hélice, e A Importância da Pesquisa da Concepção das Políticas Públicas, que poderão servir para todos interessados na ampliação do conhecimento.
Falando sobre o livro à imprensa da Polícia, o Oficial Comissário e também Pós-Doutor em Docência Superior Morais Quifica e autor de outros livros tal como; O Mundo Líquido, Docência Superior e Ética e Cidadania, esclareceu que o seu artigo no livro, visa reflectir a importância da formação profissional nas organizações em tempo de rápidas mudanças e sugeriu aos gestores públicos a estratégia de aplicação de formações profissionais contínuas aos seus funcionários, pois, como afirmou, a solução para o desenvolvimento de competências dos funcionários nem sempre está na educação formal, licenciatura, mestrado ou doutorado, "pois as necessidades e as rápidas mudanças das organizações no mundo moderno, obriga alternativas formativas que podem ser mais eficazes", fundamentou.
Por sua vez, o Superintendente Herlander Lima que também é autor dos Livros Administração Local em Angola e Gestão Autárquica, disse que nesta obra, procura com o seu artigo dar a conhecer a importância do envolvimento de pesquisas e o uso de métodos científicos na concepção e todo processo de implementação das Políticas Públicas a nível local, métodos científicos que uma vez ignorados podem resultar no insucesso da Agenda Pública. "A sociedade ganha um excelente livro de Políticas Públicas cuja participação de Polícias é uma amostra do potencial académico que Polícia Nacional de Angola possui", concluiu o Oficial Superior.
Refira-se que, o livro conta também com a participação dos escritores e professores universitários José Veloso, José Pedro, Paulo Gamba e Mella Bento, e o seu lançamento no memorial Dr A.A. Neto, marcou a abertura das festividades do dia da independência nacional naquela Instituição. O livro estará disponível na livraria do Memorial Dr. A.A. Neto e na ENAPP.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES