A Polícia Fiscal Aduaneira (PFA) resgatou, hoje, em Luanda, sete marinheiros que se encontravam numa embarcação de pesca artesanal denominada "Fixe Fish", registada na capitania do Porto de Luanda, que estava à deriva no mar da zona do Ambriz, província do Bengo, há mais de 7 dias.
A informação foi avançada pelo Porta-voz da Polícia Nacional de Angola, Subcomissário Mateus de Lemos Rodrigues, nas instalações da Unidade Fiscal Marítima, onde na ocasião esclareceu que, a referida embarcação fez-se ao mar no dia 20 de Outubro, a partir da praia da Mabunda/Samba, em direcção a zona das Malas levando a bordo os marinheiros, para efectuarem o serviço de pesca que não se realizou.
O Subcomissário informou ainda que, após a participação do proprietário da embarcação, as forças Policiais accionaram um grupo operativo multissectorial para vigilância e fiscalização marítima, com apoio do navio Nzinga Mbandi da Marinha de Guerra de Angola e meios da Força Aérea Nacional, que permitiram o resgate da mesma, com os cidadãos salvos que desembarcaram na Unidade Fiscal Maritima, onde receberam assistência médica no Centro de Saúde da Polícia Fiscal Aduaneira (PFA).
Por sua vez, o Chefe do Departamento do Serviço de Saúde da Unidade Fiscal Marítima, Superintendente Domingos Cipriano, fez saber que, o estado clínico dos cidadãos é estável e que lhes foram ministrados os primeiros socorros.
Os cidadãos resgatados foram presentes ao Serviço de Investigação Criminal para os devidos procedimentos legais que se impõem.
Estiveram presentes, o Comandante da Policia Fiscal Aduaneira,, Comissário Manuel Chima, o Comandante do Porto de Luanda, Capitão José Condesso de Carvalho e membros dos distintos órgãos de Defesa e Segurança.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES