PNA E JRS COOPERAM NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

28/10/2022 || 09:48:54


A Polícia Nacional de Angola e os Serviços Jesuítas para Refugiados (JRS) estabeleceram, recentemente, um programa de cooperação, com vista a formar efectivos, em matérias de Direitos Humanos.

A informação foi avançada hoje, em Luanda, na sala de Conferências do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, "General - Osvaldo de Jesus Serra Van-dúnem", pelo Director Nacional de Educação Patriótica da PNA e Coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, aquando do acto de abertura da acção formativa sobre Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos e Protecção de Refugiados e Emigrantes, em representação do Comandante-Geral, da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos.

António Gimbe salientou na ocasião que, os efectivos serão capacitados em matérias relacionadas com direitos humanos, em seminários, colóquios e outras acções formativas.

Para o também Coordenador dos Direitos Humanos da Corporação, é necessário reconhecer que nem tudo tem corrido como devia, no desenvolvimento desta matéria, porém, garantiu que, têm sido feitos esforços no sentido de haver melhorias relacionadas com os Direitos Humanos a nível da Polícia.

E nesta perspectiva disse que, a PNA, vem prosseguindo com acções formativas, que irão permitir que o efectivo tenha conhecimento e domínio principal da convenção de Genebra em que Angola faz parte.

"A PNA vem confirmar o seu papel na protecção da vida humana e está comprometida com o combate ao tráfico de seres humanos, reafirmando, a responsabilidade da estabilidade e ordem pública", rematou o Comissário-Chefe.

Refira-se que, o evento terá a duração de dois dias úteis e participam efectivos dos distintos órgãos da Polícia Nacional de Angola.