A Polícia Nacional de Angola (PNA) encontra-se a participar, no Sudão do Sul, na Missão de Operações de Apoio a Paz, no âmbito do Capítulo Vl da carta das Nações Unidas.
A Corporação Policial angolana está representada com dois efectivos, que, durante um ano, irão cumprir a missão para auxiliar na manutenção da ordem e tranquilidade públicas, estabilidade e paz naquele País do nordeste de África.
Tratam-se dos dois primeiros polícias angolanos, que, desde
o passado dia 30 de Junho do corrente ano, participam naquela missão. Os efectivos encontram-se, actualmente, na cidade de Juba, capital do País, na base da UNMISS, para posterior desdobramento no Teatro de Operações.
Até a sua partida, para o cumprimento da missão no Sudão do Sul, o Superintendente-Chefe, José Valente Pimpão, exercia a função de Chefe de Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Provincial do Bié ao passo que, a Intendente Sarita Domingos Tomás de Almeida exercia a função de Comandante de Esquadra da 2- Repartição Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT), órgão adstrito ao Comando da Polícia Fiscal Aduaneira.
Refira-se que, o Sudão do Sul ou Sudão Meridional, oficialmente República do Sudão do Sul é um país encravado localizado no nordeste da África. Tem esse nome devido à localização geográfica, ao sul do Sudão.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES