O Director da Educação Patriótica da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe apelou, ontem, em Luanda, ao efectivo feminino das Direções de Comunicação Institucional e Imprensa, Transporte e Educação Patriótica, maior engajamento no cumprimento das missões, em particular no asseguramento das eleições, para salvaguarda da segurança pública.
O Comissário-Chefe, que discursava no acto recreativo, em alusão a celebração do Dia Internacional da Mulher Africana, que se comemora a 31 de Julho, destacou a necessidadede dos efectivos redobrarem a vigilância na manutenção da ordem e segurança pública, tendo em atenção o período eleitoral, que se vive, "para que eleições decorram num ambiente de paz."
"Por isso, apelo a entrega para o êxito deste processo. É um acto político vivenciado por todos, e nesse todo também está inserida a Polícia Nacional, na qualidade de pessoas com direitos e deveres políticos e na qualidade de cidadãos “,concluiu o Comissário-Chefe.
Por sua vez, o Director adjunto da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa, Subcomissário - Mateus de Lemos Rodrigues, que, orientou a actividade, em nome da organização do certame, reconheceu que, em África, "apesar dos actos conhecidos de subjugação, as mulheres têm estado a conquistar o seu espaço".
"A prova disso é que, cada vez mais, assistimos o empoderamento das mulheres africanas em todas as esferas da vida social, particularmente, em Angola, onde os sinais da afirmação das mulheres também vão crescendo, em pleno pleito eleitoral".
A chefe de Departamento da Bilbioteca da Policia Nacional de Angola(PNA), Inspector-Chefe, Adelina Manuel Garcia, reconheceu, também, em palestra, que a igualdade do género tem sido uma realidade em Angola, onde as mulheres têm estado a conquistar os seus espaços no sector da vida pública e privada.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES