Mulheres polícias, afectas às Direcções de Comunicação Institucional e Imprensa, Educação Patriótica e Transportes do Comando Geral da Polícia Nacional participaram, ontem, em Luanda, de uma actividade cultural e recreativa que visou saudar o Dia Internacional da Mulher Africana, que se comemora domingo dia 31 de Julho.
O edifício três do Comando Geral da Polícia Nacional, sita na zona da Tourada em Luanda ficou colorido de trajes africanos exibidas pelas senhoras da Corporação, que anteciparam a comemoração do seu dia comemorado a nível do continente africano.
Música, teatro, dança, declamação de poesia e desfile de moda africana preencheram o ambiente "colorido, proporcionado pela Direcção de Educação Patriótica da Polícia Nacional de Angola, que, anualmente, procura descontrair o "ambiente castrense" dos efectivos.
A actividade, que decorreu nas instalações das referidas instituições, foi orientada pelo director adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, Subcomissário - Mateus de Lemos Rodrigues, que em nome da organização, felicitou as mulheres pela comemoração da data.
No acto, que foi encerrado pelo organizador do evento, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, as senhoras, que desfilaram exuberância pelo tapete vermelho, foram agraciadas com bouquês de rosas e a vencedora, do melhor traje africano, foi premiada com livros, como símbolo de reconhecimento à beleza e a sabedoria da mulher africana, em especial a mulher polícia.
Testemunharam a actividade a Directora da Comunicação Institucional e Imprensa da Corporação, Comissário - Engrácia Costa, efectivos dos distintos órgãos sediados no edifício três e convidados.
Importa referir que, o Dia da Mulher Africana foi instituído a 31 de Julho de 1962, em Dar-es Salaam (Tanzânia, com objectivo de se garantir melhor educação, respeito, valorização e a abertura do mercado do emprego para as mulheres do continente berço.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES