ISCPC E NEECODE ABORDAM SOBRE DESVIOS COMPORTAMENTAIS E PREVENÇÃO CRIMINAL NO PAÍS

27/07/2022 || 08:19:49


O Director Adjunto para Área Científica do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais da PNA (ISCPC) "General Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem", Subcomissário - Andrewyong Victor de Andrade Inaculo, presidiu recentemente o Colóquio sobre a importância da criminologia na realização de estudos sobre os desvios comportamentais e a prevenção criminal em Angola, acção promovida pelo Núcleo de Espacialistas em Estudos de Comportamentos Desviantes (NEECODE).

O evento, que teve lugar na Mediateca de Luanda, contou com a presença do Vice-Presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, membros da FUNDICIT, do Comando Provincial de Luanda da PNA, criminólogos e membros das associações juvenis da comunidade académica e científica de Luanda.

Na sua intervenção, o presidente do acto, Subcomissário - Andrewyong Inaculo, sublinhou que, "não obstante a situação de segurança pública no País ser estável, é importante não estarmos alheios às novas tendências criminais, consubstanciadas num preocupante padrão de desvio comportamental de grande parte da juventude luandense, obrigando à uma enorme reflexão sobre o presente e, acima de tudo, sobre o futuro, no que o contexto criminal em Angola diz respeito".

Por outro lado, o Subcomissário fez referência que um dos grandes impactos da criminalidade em Angola, está ligado aos crimes de roubo, não só pela sua dimensão estatística, mas sobretudo pelo facto de este tipo de crime estar muitas vezes associado ao concurso de outros crimes violentos, como os homicídios, ofensas corporais e violações sexuais, fenómeno que tem causado alguma influência no aumento subjectivo do sentimento de insegurança dos cidadãos.

O oficial Comissário da PNA apelou ainda ao investimento no sector da pesquisa científica, tendo frisado também, na sua intervenção, que "enquanto académicos e criminólogos, temos a obrigação de colaborar com o executivo, através da realização de estudos científicos que possam elucidar para que as políticas públicas de segurança e as políticas criminais do nosso país, sejam definidas não só numa dimensão policial, mas, sobretudo, numa perspectiva de prevenção primária da criminalidade, que deve, necessariamente, envolver o Estado e todos os membros e sectores da sociedade".

Por fim, o Subcomissário Andrewyong Inaculo felicitou o NEECODE por promover mais um evento que certamente propiciará importantes reflexões sobre o actual contexto da criminalidade em Angola, com particular incidência na Província Capital.

O evento contou ainda com a presença do Presidente do NEECODE, Dr. Joaquim Bastos Lopes, por sinal também docente do ISCPC.