O Comando Provincial da Lunda-Sul da Polícia Nacional de Angola registou durante o 1° Semestre do ano de 2022 a morte de um total de 29 pessoas e ferimentos de 231 outras, em consequência de 206 acidentes de viação, ocorridos nos quatro municípios da província: Saurimo, Cacolo, Dala e Muconda.
Os dados são do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviário da PNA, que faz referência ao balanço do 1° Semestre do ano, apresentado quarta-feira última, 13 de Julho, na sala de reuniões do Comando Provincial.
De acordo com o mesmo documento, foi registado um aumento de 25 casos de acidentes de viação, em relação ao último semestre do ano transacto, que resultou em 29 (+04) mortos, 231 (+43) feridos e danos materiais não avaliados.
Os acidentes foram tipificados em choques entre veículos automóveis e entre motociclos e veículos automóveis, contra assim como em obstáculo fixo. O documento descreve ainda atropelamento, despistes simples, despistes seguidos Capotamentos e Queda de passageiros, como as maiores causas dos acidentes ocorridos em todos municípios da província.
No quadro de regularização e fiscalização de trânsito, foram realizadas 28 operações STOP, que resultaram na apreensão de 368 motorizadas de marcas e cilindragens diversas e 15 veículos automóveis, implicados em várias infracções, à luz do código de estrada, tendo sido aplicadas.
No mesmo período, a DTSER aplicou 1.143 multas aos automobilistas por infracções diversas, assim como realizou 19 testes de bafómetro. Foram ainda actuados 44 casos de contravenções graves no exercício de condução automóvel, sendo 17 por condução em estado de embriaguez e 17 por excesso de velocidade.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES