Um total de 152 cidadãos provenientes da vizinha República Democrática do Congo (RDC), foram detidos recentemente pelos efectivos destacados na Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras (PGFA), na cidade de Mbanza-Congo, província do Zaire.
As detenções ocorreram por intermédio da Subunidade do Mpala, mais precisamente nos postos de Mpozo e Luvo, quando tentavam entrar em território nacional de forma ilegal, 86 homens e 66 mulheres que tinham como objetivo o cultivo agrícola, a caça furtiva, o abate da fauna e da flora para exploração do carvão e outros ainda, pretendiam atingir a cidade capital da província, Mbanza-Congo, a procura de melhores condições de vida, segundo informaram nos interrogatórios primários, feito pelas forças da ordem.
Na sequência operativa foi possível apreender diversos produtos da sexta básica, que eram transportados nas vias não autorizadas, incorrendo assim a fuga ao fisco.
Depois dos trâmites administrativos, dos quais fazem parte os respectivos interrogatórios, os supostos infractores foram deportados para o país de proveniência e os produtos, entregues a AGT.
REMPA ENCERRA OPERAÇÃO “BASADI XV“ COM BALANÇO POSITIVO
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO